sábado, 11 de fevereiro de 2012

Policiais grevistas são presos e PM garante que Rio está seguro



Líderes e outros envolvidos no movimento grevista de policiais e bombeiros no Rio de Janeiro foram presos nesta sexta-feira acusados de insubordinação e outros crimes, e as autoridades de segurança do Estado garantiram que, diante da adesão limitada à paralisação, não será necessário o reforço de tropas federais.

De acordo com o comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a adesão à paralisação foi restrita e as corporações estão trabalhando normalmente.

Nove acusados de serem líderes da greve, que estavam entre os 11 homens que tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça militar nesta sexta, foram presos e levados para o Complexo Penitenciário de Bangu, enquanto outros sete policiais foram detidos em flagrante por insubordinação, de acordo com a PM.

Outros 129 policiais foram detidos inicialmente e indiciados por participação na greve, mas foram liberados e substituídos em seus postos por efetivos do Bope e do Batalhão de Choque. Uma fonte da PM, que pediu para não ser identificada, disse que houve problemas pontuais nos batalhões de Botafogo e Leblon (na zona sul), Maré (zona norte) e nas cidades de Campos (norte fluminense) e Volta Redonda (sul do Estado).

O cabo dos Bombeiros Benevenuto Daciolo, um dos líderes do movimento, está preso desde quarta-feira, após ter sido flagrado em uma escuta telefônica autorizada pela Justiça negociando com líderes da greve de policiais na Bahia a difusão do movimento para outros Estados.

O Corpo de Bombeiros informou que indiciou 123 guarda-vidas que faltaram ao trabalho por conta da greve e que pretende prendê-los administrativamente assim que eles voltarem à corporação. O comandante do grupamento marítimo da Barra da Tijuca, tenente-coronel Ronaldo Barros, foi exonerado da função por ligação com o movimento.

O Corpo de Bombeiros também instaurou um conselho de disciplina para investigar a conduta de 18 integrantes da corporação, sendo três oficiais, entre eles o cabo Daciolo.

"O procedimento definirá as punições cabíveis aos envolvidos, podendo chegar à exclusão definitiva do Corpo de Bombeiros", disse a corporação em nota.

A greve por aumento de salário, declarada após assembleia com cerca de três mil representantes dos policiais, bombeiros e agentes penitenciários pouco antes da meia-noite de quinta-feira, diminuiu o policiamento em algumas vias da cidade nesta sexta, a uma semana do início do Carnaval.  

SEM AJUDA FEDERAL

Segundo o coronel da Polícia Militar Frederico Caldas, porta-voz da corporação, um plano de contingência acertado previamente entre o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), o governo federal e as Forças Armadas, que prevê a disponibilização de 14 mil homens do Exército e 300 da Força Nacional de Segurança a partir desta sexta para o Rio, não precisará ser acionado.

"Houve um certo movimento (grevista) em algumas unidades, mais no interior do Estado, mas nossa resposta foi dura", disse ele à Reuters. "Quem cruzar os braços, quem se recusar a ir para a rua, vai ser responsabilizado por desobediência."

O Corpo de Bombeiros também disse, em comunicado, que "todas as unidades da corporação em todo o Estado estão funcionando normalmente", e que as saídas para casos de emergências estão regulares.

A greve declarada no Rio se soma a uma paralisação da polícia da Bahia iniciada em 31 de janeiro, com altos índices de criminalidade registrados naquele Estado nesse período, incluindo ao menos 150 homicídios.

Assim como acontece na Bahia, o movimento grevista deve gerar temores para o setor turístico às vésperas do Carnaval, que o governo fluminense espera atrair até 800 mil turistas para o Estado. Os grevistas, no entanto, disseram que esperam chegar a um acordo com o governo antes do início das festas.

As policias civil e militar, os agentes penitenciários e os bombeiros reúnem um efetivo de mais de 70 mil homens no Estado do Rio. Os líderes da greve não informaram o tamanho da adesão ao movimento.

A paralisação ameaçava colocar em risco o funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), os batalhões da PM instalados em favelas que são a principal arma do Rio para combater o crime organizado antes da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A PM garantiu, no entanto, que não houve adesão à greve nas UPPs.

Fonte: Reuters
Share this article :

3 comentários:

  1. Esses policiais grevistas não passam de baderneiros, fanfarrões agitadores, verdadeiros bandidos tentando levar o Brasil ao caos,que deveriam estar na cadeia, depois na rua, sem anistia!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo, vc acha injusto reivindicar seus direitos? Greve é previsto em lei, vivemos em uma democracia, quem deve ser preso são os políticos corruptos e os cidadãos que são coniventes com a criminalidade

    ResponderExcluir
  3. Amigo leitor, qual baderna ou agitação que os PMs e bombeiros promoveram? Eu estive junto com eles na cinelândia na última quinta e tudo transcorreu dentro da mais perfeita ordem, quem esta levando o Brasil ao caos são os políticos que pessoas sem noção tem colocado no poder, é a grande mídia que manipula a opinião pública e usa pessoas como vc para direcionar os fatos de acordo com seus interesses, ou seja, antes de falar uma asneira dessas procure se informar corretamente sobre os fatos, nenhum crime foi cometido pelos grevistas, a menos que seja crime agora reivindicar seus direitos.

    Quanto vc ganha ao mês e qual o risco de morte que vc enfrenta em seu dia a dia? Então pense antes de falar mal de uma categoria que sempre esta pronta a servir a nossa sociedade, a mesma que por muitas vezes a corrompe devido a suas infrações e a impossibilidade moral de assumir a consequencia de seus atos. Então se há corrupção é porque há corruptor, não concorda?

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger