sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Índia vai compartilhar experiência de seleção de caças de US$ 10 bi com Brasil



Em um incomum acordo bilateral, a Índia concordou em compartilhar com o Brasil algumas de suas experiências de realização da avaliação do programa MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft) que selecionou um novo caça para a Força Aérea Indiana, no valor de US$ 10 bilhões.

O Brasil está atualmente em processo de seleção de um caça para a sua força aérea. A Índia transmitiu a sua vontade de compartilhar um pouco de sua documentação sobre o contrato MMRCA durante uma reunião entre o ministro da Defesa AK Antony e seu colega brasileiro, Celso Amorim.
“O Brasil está em processo de comprar um avião de caça. Vocês já atingiram a fase final da seleção de caça para a Força Aérea. Eles prometeram nos dar alguns documentos sobre o processo de seleção, tais como regras básicas sobre o processo de licitação que poderíamos comparar ao nosso”, disse Amorim ao TOI.

Amorim encontrou-se com Antony e o conselheiro de segurança nacional Shiv Shankar Menon na segunda-feira em Nova Delhi, e os dois lados realizaram consultas bilaterais de defesa em vários níveis. Amorim disse que o Brasil estava ansioso para aprender a partir do processo da Índia de selecionar o Rafale, o caça francês , para o contrato MMRCA de mais de US $ 10 bilhões. É uma das maiores concorrências de defesa do mundo atualmente.

O Brasil está procurando comprar 36 novos caças para a Força Aérea. O concurso tinha deixado em aberto a possibilidade de o número de caças subir até 120 aviões. A proposta poderia crescer em vários bilhões de dólares, embora a estimativa inicial era de apenas US $ 2,2 bilhões. O Brasil já fez uma pré-seleção de três caças – Rafale, F-18 e Gripen-NG e um finalmente será selecionado. “Sempre que há uma possibilidade devemos sempre buscar o compartilhamento de experiência, é claro, respeitando a confidencialidade”, Amorim disse.

“O compartilhamento de experiência não quer dizer que sigamos a sua decisão”, acrescentou. O ministro também disse que eles dariam atenção à discussão da experiência indiana de construção de um caça de quinta geração com a Rússia. O Brasil também está oferecendo à Índia um catálogo desenvolvido exclusivamente para equipamento militar da OTAN, no qual a Índia estava interessada, disse ele.

Fonte: The Times of India via Poder Aéreo
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger