quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Irã diz que aceita conversar com Ocidente sobre programa nuclear



O embaixador do Irã na Rússia disse nesta quinta-feira que Teerã aceitaria retomar o diálogo com seis potências mundiais sobre o programa nuclear do país, desde que não haja pré-condições.

- Os dois lados sabem que não deve haver condições prévias para essas negociações - disse o embaixador Seyed Mahmoud-Reza Sajjadi em entrevista coletiva.

Quatro meses depois de rebecer uma carta da União Europeia, Teerã respondeu na quarta-feira à chefe de política externa europeia, Catherine Ashton, expressando a disponibilidade do Irã para novas conversas sobre seu programa nuclear de forma construtiva.

Ahmadinejad revela avanços no enriquecimento de urânio

Na quarta-feira, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, abasteceu pessoalmente um reator nuclear com as primeiras varetas de combustível produzidas dentro do Irã. Em transmissão ao vivo na televisão nacional, Ahmadinejad anuncipu a construção de novas centrífugas: já são 9.000 no país.

Mais cedo, a TV estatal causou furor no mercado internacional ao anunciar o corte da venda de combustível para seis países europeus (Espanha, Portugal, Grécia, Holanda, França e Itália). O Ministério do Petróleo desmentiu a medida, que seria uma retaliação aos embargos impostos pela UE.

Fonte: O Globo
Share this article :

1 comentários:

  1. O general russo membro do Estado Maior Yuri Baluyevsky afirma em entrevista no dia 4 de junho de 2002: "O Irã tem armas nucleares" Fonte: Stratfor Intelligence

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger