sábado, 25 de fevereiro de 2012

Maverick é o provável substituto dos "Caveirões" no Rio

Maverick - LAAD 2011 / Foto: Angelo D. Nicolaci - GeoPolítica Brasil


Veículo apresentado durante a LAAD2011 que despertou interesse das autoridades de segurança pública, em especial, o Maverick é mais um veículo blindado da linha de produtos da Paramount e que exibe algumas características inovadoras e muito atraentes ao emprego policial na realidade brasileira.

Concebido como um veículo de aplicação policial e de segurança interna, o Maverick foi idealizado para o controle de distúrbios urbanos, exibindo a capacidade de transportar em seu interior até 12 policiais, possuindo sistema de climatização, agilidade e a resistência aos impactos de munição de fuzil 7,62mm perfurante, uma das munições que são largamente utilizadas pelos traficantes cariocas.


O Maverick ainda possui sistema de extinção de fogo na área da rodas e regiões sensíveis, mantendo a plena capacidade de mobilidade do veículo frente a barricadas de pneus em chamas ou contra bombas incendiárias. Suas janelas blindadas oferecem um amplo campo de visão.

Como bem conhecemos as operações com este tipo de veículo no Brasil, muitos podem questionar tais vidros de área “generosa”, o que pode onerar as corporações policiais com a substituição dos mesmos após os confrontos,mas o Maverick diferente dos “caveirões” convencionais, possui um inovador sistema de CCTV e outros sensores que dão a capacidade de operar este veículo com a mesma eficiência mesmo com o uso de escudos balísticos sobre os vidros.

O sistema CCTV e os sensores que compõe a suíte deste veículo dão a capacidade de envio e recebimento de imagens e informações em tempo real, seja através de seu sistema de câmaras ou através de outro veículo remoto, prevendo até a integração com apoio de VANT. Com isso ainda possibilitando a coleta de provas que podem ser utilizadas para a identificação e julgamento de meliantes.

O Maverick possui a capacidade de evoluir no asfalto ou fora dele, ainda contando com um dozer, ou popularmente “limpa trilhos”, hidráulico capaz de remover obstáculos e barricadas que se coloque em seu caminho, extremamente ágil e manobrável o Maverick é um potencial concorrente para equipar as forças policiais, em especial a PMERJ, para combater o narcotráfico dentro das comunidades, oferecendo segurança e capacidade estratégica as forças policiais e de segurança pública.

Nós do GeoPolítica Brasil tivemos uma excelente impressão destes veículos e da seriedade com que a Paramount desenvolve seus produtos olhando para as necessidades do mercado.
O GeoPolítica Brasil teve a exclusividade de ser a primeira mídia especializada a estabelecer contato com a empresa Sul-Africana e conseguiu uma entrevista exclusiva á época, onde pudemos comprovar as qualidades do veículo e a real capacidade de atender as necessidades das forças policiais no Rio de Janeiro.

O Maverick compete com outros veículos, o russo GAZ Tigr, o Renault Sherpa APC francês dentre outros. Porém de acordo com algumas notícias recentes uma comitiva da Secretaria de Segurança, que inclui o secretário José Mariano Beltrame, viaja este sábado à África do Sul, para fazer a última análise antes de comprar os novos blindados para as polícias Militar e Civil.

Após inúmeras análises e testes, o veículo blindado favorito dos policiais é o Maverick, da empresa sul-africana Paramount. "É o melhor, preenche todos os requisitos", afirmou um dos envolvidos na escolha técnica. Há uma licitação em curso, da Secretaria de Segurança (SSP-RJ), ainda sem resultado anunciado.
Vamos aguardar o anuncio oficial do veículo escolhido para reaparelhar as forças de segurança pública do estado do Rio de Janeiro, uma vez que os atuais blindados, popularmente apelidados de "Caveirão", encontram-se no fim de sua vida útil e estes veículos blindados que são adaptações de carros blindados de transporte de valores darão lugar á veículos especializados e concebidos para o combate, o que irá fornecer maiores capacidades operacionais as unidades que hoje operam tais viaturas.
Angelo D. Nicolaci
Editor GeoPolítica Brasil

Leia nossa materia na LAAD 2011 click aqui  
Fonte: GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger