quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

IDEX 2011, o mercado dos caças no Golfo está aquecido


A revista Norte Americana ( EUA) Janes traçou um breve panorama sobre os principais negócios envolvendo a compra de novos caças na região do Golfo Pérsico.

Segundo a nota, após a decisão da Arábia Saudita de comprar mais 80 novos caças F-15 SA e atualizar a sua frota atual, outros países da região vão acelerar as suas negociações com os fabricantes europeus e dos EUA.

A lista de países interessados é grande e nela encontram-se os Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar, Omã e o Iraque.

Segundo a Jane´s, o caça Dassault Rafale é um forte candidato nas concorrências do Emirados Árabes Unidos (60), Kuwait (28) e Qatar (24-36).

O grupo francês também estaria iniciando as negociações com Omã (12), mas que segundo a revista, este último já seria um mercado praticamente garantido aos britânicos, que lá ofertam o seu Eurofighter Typhoon, provavelmente o seu maior concorrente nas outras concorrências em curso no golfo.

De acordo com DefenseNews , a França e os Emirados Árabes Unidos retornaram as negociações sobre aquisição de novos caças Rafale.

No Kuwait, o Rafale segue na disputa provavelmente com os norte americanos F 15 SE e F 18 EF.

No Qatar, a disputa pode ser acirrada entre o Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale, Saab Gripen NG, Boeing F-15 e F 18 EF Super Hornet, e o Lockheed Martin F-35.

Em Omã, o Typhoon leva vantagens, porém terá que conforntar o Lockheed Martin F-16 Block 50/52.

Segundo a Jane´s, no Iraque, as compras seriam de segunda mão, o país estaria interessado em adquirir aeronaves F-16, Mirage F1 e Mirage 2000, a decisão teria sido tomada em razão dos urgentes finaciamentos sociais que o país necessita fazer. Segundo a Jane’s, há inclusive a possibilidade do Iraque absorver os caças Mirage 2000-9 procedentes dos EAU.

A mesma fonte cita ainda que pouco provável a possibilidade de aquisição de caças sino/paquistaneses Chengdu/PAC JF-17.

Os candidatos Eurofighter Typhoon e Dassault Rafale são os dois favoritos a abocanhar a maior parte deste importante mercado de aviões de caça que é um dos mais lucrativos do mundo.

Fonte: Jane’s e DefenseNews via Plano Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger