segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mercado para Robôs militares deve ultrapassar 8 bilhões em 2016


Entre 50 e 80 países ou já utilizam sistemas de defesa robóticos, ou estão em processo de construção ou aquisição de tecnologia para incorporá-las em seus programas militares. Estes robôs podem assumir a forma de veículos aéreos não tripulados (UAVs), veículos terrestres não tripulados (UGVs), e até mesmo veículos subaquáticos não tripulados (UUVs), mas todos eles têm em comum o objetivo de tomar o lugar ou completar os seres humanos no campo de batalha.

Segundo um novo estudo da ABI Research, Defesa Robots: UAV, UGVs, UUVs e Robots para aplicações militares, tem a perspectiva crescer de US $ 5,8 bilhões em 2010 para mais de US $ 8 bilhões em 2016 no mercado mundial de robótica.

Diz Larry Fisher, diretor de pesquisa da NextGen, incubadora da ABI Research, para pesquisa de tecnologias emergentes, "Embora o uso de robôs semi-autônomos ou autônomos possam melhorar a eficiência militar, precisão e desempenho operacional, o fator determinante para estes sistemas é a capacidade de reduzir o risco de ferimentos ou morte. "

Os principais impulsos para o mercado da robótica militar inclui o forte desejo de reduzir ou evitar as baixas militares no campo de operações, alterações nas táticas de guerra que exigem novas tecnologias para reconhecimento e combate, a necessidade de reduzir os gastos militares e os desenvolvimentos nos domínios da ciência de materiais, programação de computadores e da tecnologia de sensoriamento ajuda a criar robôs mais avançados.

Entre as forças que trabalham contra o crescimento da robótica de defesa continuam as fracas condições econômicas que afetam negativamente impacto sobre os gastos com sistemas de defesa, uma escassez de ativos para a maioria dos conflitos militares do mundo, o que reduz a necessidade de novos sistemas de defesa e as questões éticas envolvendo o uso de robôs para as operações de combate.

Nos países desenvolvidos, os gastos militares são muitas vezes "à prova de recessão", as condições econômicas não são susceptíveis á causar impacto sobre o consumo robôs voltados á defesa, uma vez que mesmo os sistemas mais caros de robôs são muito mais baratos do que os equivalentes sistemas tripulados.

Como resultado, diz Fisher, "o mercado para os robôs militares vai permanecer saudável durante todo o período de previsão e além, com possibilidades de ainda maior abertura no final da década, impulsionado pelo avanço tecnológico e um crescimento mundial recorde na faixa de benefícios reais oferecidos por esses sistemas”.

Fonte: Defense & Professional
Tradução e Adaptação: Angelo D. Nicolaci - GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger