sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Autoridades egípcias autorizam uso do Canal de Suez por navios iranianos


Depois de várias informações desencontradas sobre a aprovação ou não do uso do Canal de Suez por navios Iranianos nesta semana, onde algumas fontes davam como certo a passagem de um fragata e um navio de apoio da marinha iraniana, enquanto as autoridades egípcias negavam ter conhecimento de tal solicitação por parte do Irã.

Finalmente as autoridades egipcias anunciaram que o governo iraniano deu entrada com pedido de autorização para que seus "vasos de guerra" cruzem a passagem do Canal de Suez rumando do Mar Vermelho em direção ao Mediterrâneo. Tal pedido confirma as declarações feitas esta semana por Avigdor Lieberman, ministro de relações exteriores de Israel, que na última quarta-feira classificou como um ato de "provocação que não pode ser ignorado", com isso vemos o aquecimento das tensões no Oriente Médio, aumentando o risco de eclosão de um novo conflito na região.

Segundo declarações feitas por Hossam Zaki, porta-voz do ministério das relações exteriores do Egito, o pedido foi encaminhado ao Ministério da Defesa que analisou o pedido feito pelos canais diplomáticos entre o Irã e Egito, culminando na aprovação da passagem das embarcações. Teerã que afirma aos egípcios que os navios não têm armamentos e materiais químicos ou nucleares. Esta decisão do governo do Egito contraria os pedidos do governo de Israel em negar o acesso pelo Canal aos iranianos. Esta será a primeira vez desde a Revolução Islâmica de 1979, que o Irã cruzará o Canal de Suez, pois após a queda do Xá Reza Pahlevi que resultou na instauração da República Islâmica do Irã que governa o país desde então, as relações entre o Egito e o Irã foram rompidas.

Segundo a agência estatal de notícias iraniana Fars, um dos navios é a fragata Alvand da Classe Vosper MK5, similares da mesma categoria das Classe Niterói Brasileiras de 1.500 toneladas, que pode levar torpedos e mísseis, e o navio de reabastecimento e apoio Kharg, de 33 mil toneladas, com uma tripulação de 250 marinheiros e capaz de levar três helicópteros. Ambos são de fabricação britânica. Segundo informações, os dois navios estão em missão de treinamento e deverão aportar na Síria.

A aprovação era amplamente esperada e funcionários iranianos insistiram que o pedido está de acordo com os regulamentos internacionais.

O contingente naval não representa uma ameaça para Israel, mas pode ser o momento de maior proximidade em toda a história entre as forças dos dois inimigos, distantes geograficamente. A Síria, vizinha e também inimiga de Israel, tem uma estreita aliança com o Irã.

Os cadetes da Marinha do Irã estão sendo enviados para um ano de treinamento, que os faria passar pelo golfo de Aden, o mar Vermelho, o canal de Suez e o mar Mediterrâneo.

"Durante a missão os cadetes da Marinha iraniana devem ser treinados e preparados para defender os navios de carga e navios-tanque do país contra a contínua ameaça de ataque por parte de piratas somalis", disse a Fars.


Fonte: GeoPolítica Brasil com Agências de Notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger