quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gaddafi ordenou atentado de Lockerbie, diz ex-ministro


O líder líbio, Muammar Gaddafi, ordenou o atentado de 1988 contra um avião da Pan Am sobre a localidade escocesa de Lockerbie, disse um ex-ministro líbio à edição de quarta-feira do jornal sueco Expressen.

Mustafa Mohamed Abud al Jeleil deixou o Ministério da Justiça nesta semana em protesto contra a repressão a manifestantes anti-Gaddafi.

"Tenho provas de que Gaddafi deu a ordem para Lockerbie", afirmou ele ao tabloide em um local não revelado da Líbia. O jornal não disse quais seriam essas provas.

O líbio Abdel Basset al Megrahi foi julgado e condenado na Escócia pelo atentado. Gaddafi, no poder desde 1969, passou anos sendo considerado um pária internacional por causa desse ataque.

Em 2009, o governo escocês libertou Al Megrahi por razões humanitárias, já que ele tinha câncer em estágio terminal. Al Megrahi voltou à Líbia e continua vivo. Os EUA na época criticaram a libertação dele.

"A fim de ocultar (seu envolvimento no ataque, Gaddafi) fez de tudo ao seu alcance para trazer Al Megrahi de volta da Escócia", disse Al Jeleil ao jornal. "Ele ordenou que Megrahi fizesse aquilo."

Fonte: Reuters

Nota do Blog: Em breve Kaddafi também será acusado de apoiar Osama no ataque ao WTC em 2001. O interesse internacional, em especial o americano de ver o fim do regime Líbio esta vendo a atual crise política na Líbia e as ações repressivas desproporcionais por parte de Kaddafi, como um prato cheio para já iniciar um plano de derrubar seu governo e se apoderar de suas reservas de petróleo, mais uma vez com a típica justificativa de defender a liberdade e combater os crimes contra a humanidade.

Não defendo de forma alguma a forma como o regime Líbio esta lidando com as manifestações, mas é preciso provas concretas de que tais ações estão ocorrendo realmente dentro da Líbia e qual o real cenário interno, pois a mídia em muito já cometeu erros, principalmente pelo fato de a mesma defender interesses definidos pelos Senhores do Jogo econômico internacional. Deve-se repudiar a violência adotada contra os manifestantes e buscar investigar os abusos de poder e definir punições a tais atos. Lembrando que um outro Estado promove operações de repressão desproporcionais na Faixa de Gaza e não sofre qualquer tipo de repreensão mais severa dos EUA e seus aliados europeus. Será um peso e dua medidas???

Angelo D. Nicolaci - Editor GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger