domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bolívia e Brasil usarão avião não tripulado para controlar fronteira


As forças policiais de Bolívia e Brasil realizarão operações com um avião não tripulado para controlar a fronteira e farão uma demonstração no final de março durante a visita a La Paz do ministro de Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo, informou neste sábado uma fonte oficial.

A cooperação para usar o avião, conhecido como Veículo Aéreo não tripulado (VANT), foi estipulada em reunião entre o vice-ministro da Defesa Social da Bolívia, Felipe Cáceres, e seu colega de Justiça, Luiz Paulo Barreto, realizada entre quarta e sexta-feira

O vice-ministro de Defesa Social divulgou neste sábado a ata do encontro que acordou que as operações podem começar em agosto ou em setembro.

O encontro de Barreto e Cáceres também preparou a visita que Cardozo fará à Bolívia nos dias 28 e 29 de março para comprovar o andamento dos acordos bilaterais contra crimes além das fronteiras, como o narcotráfico e o tráfico de pessoas.

Cardozo se reunirá em La Paz com o ministro de Governo (Interior), Sacha Llorenti, e também viajará no dia 29 a zona produtora de coca de Chapare, na região de Cochabamba, onde estão as bases camponesas do presidente Evo Morales.

A reunião de La Paz, segundo a ata, também avançou no estudo de um Acordo de Cooperação Jurídica para a repatriação de bens e para a transferência de pessoas.

O Brasil avalia, além disso, a possibilidade de um "empréstimo" à Bolívia de helicópteros para a luta contra o narcotráfico, se comprometeu a ajudar na formação de policiais, doar equipamentos informáticos e treinar técnicos bolivianos em investigação de "lavagem" de dinheiro.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger