sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bric convida formalmente a África do Sul a se unir ao grupo


O Grupo Brasil, Rússia, Índia, China (Bric) convidou formalmente a África do Sul a se juntar como membro de pleno direito para trabalhar conjuntamente no desenvolvimento destes países.

A ministra de Relações Internacionais sul-africana, Maite Nkoana Mashabane, informou nesta sexta-feira em Johanesburgo que na quinta-feira o titular de Assuntos Exteriores da China, Yang Jiechi, convidou seu país a unir-se ao Bric, que agora seria Brics, após a anexação da África do Sul.

O responsável da diplomacia da China, que ocupa a Presidência rotatória do Bric, também indicou que o presidente da China, Hu Jintao, enviou uma carta a seu colega sul-africano, Jacob Zuma, na qual o convida para a Terceira Cúpula do Bric.

Yang, segundo a ministra sul-africana, assinalou que a "China acredita que a adesão da África do Sul promoverá o desenvolvimento dos países do Grupo Brics e melhorará a cooperação entre as economias de seus mercados emergentes".

Maite agradeceu a Yang o convite, que segue a um pedido realizado no ano passado pela África do Sul para se unir ao grupo.

Com este grupo, a África do Sul espera trabalhar com outras economias emergentes na reestruturação da arquitetura política, econômica e financeira global, para conseguir uma influência mais equitativa e equilibrada no mundo, que "descanse no pilar fundamental do multilateralismo", disse Nkoana Mashabane.

"A África do Sul e os Estados-membros do grupo Brics vão continuar colaborando estreitamente em outros foros e organizações internacionais", ressaltou a ministra.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger