quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Petrobras anuncia início de operações em mais um poço da região do pré-sal


A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira (14) que deu início ao TLD (Teste de Longa Duração) em um poço localizado no reservatório de Carimbé, na Bacia de Campos. O poço 6-CRT-43-RJS, situado a 108 km da costa do Rio de Janeiro, marca o "começo da exploração de petróleo no pré-sal da porção central da bacia sedimentar", diz a empresa.

A produção inicial prevista para este poço durante o período do TLD, é de 24 mil barris por dia, e o volume potencial recuperável estimado para o bloco é de 97 milhões de barris. Depois de todo o processo de perfuração e avaliação, o poço foi interligado ao navioplataforma FPSO P-48, instalado no campo de Caratinga, para aproveitar a infraestrutura de produção e escoamento existente na área.

"Esta descoberta é mais um resultado conseguido pela estratégia do Planóleo, programa que busca intensificar os trabalhos de exploração e produção nas áreas próximas a campos que já produzem, com o objetivo de aproveitar a capacidade das instalações existentes, reduzir custos e agilizar a produção de novos volumes de petróleo", informa a Petrobras.

A estatal informa que já encaminhou à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) o plano de avaliação de descoberta, que prevê não só a produção do poço em TLD, como também a perfuração e avaliação de dois poços de extensão para a delimitação do reservatório.


Outras descobertas

Além da acumulação no reservatório de Carimbé, a Petrobras ressalta que outras descobertas de petróleo no pré-sal já foram realizadas em outras regiões da Bacia de Campos, tais como no campo de Albacora Leste, em Marlim Leste e em Marlim. Nessas duas últimas, a empresa informa que realizará em breve TLDs nas áreas conhecidas como Tracajá e Brava, respectivamente. Já no Parque das Baleias, localizado na região norte de Campos, a estatal vem produzindo petróleo do pré-sal desde agosto de 2008.

Fonte: InfoMoney
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger