terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Rússia apoia vaga para Índia no Conselho da ONU e fecha novos acordos


O presidente russo, Dmitry Medvedev, apoiou nesta terça-feira a candidatura da Índia a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, num dia em que os dois países assinaram acordos sobre cooperação nuclear e militar.

Os governos de Nova Délhi e Moscou mantêm uma grande proximidade econômica e política desde os tempos da União Soviética, e há décadas os russos detêm praticamente um monopólio nas vendas militares para a Índia.

Mas agora, refletindo sua relevância no cenário internacional, o governo indiano quer reduzir sua dependência em relação a um só país. A crescente relação com os EUA, o que inclui um histórico acordo de cooperação nuclear civil, causou desconforto entre os russos.

EUA e França já manifestaram meses atrás seu apoio à presença da Índia no Conselho de Segurança da ONU. Por isso, tal aval já era esperado na visita de Medvedev a Nova Délhi.

"A Federação Russa apoia a Índia como candidato merecedor e forte a uma vaga permanente num Conselho de Segurança da ONU expandido", disse um comunicado conjunto.

A Índia pleiteia uma vaga no Conselho de Segurança, o principal órgão da ONU, refletindo sua importância econômica e demográfica. Outros países emergentes, como o Brasil, também reivindicam sua inclusão como membro permanente do Conselho, propondo sua ampliação.

O Conselho tem atualmente cinco membros permanentes com poder de veto: Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos, além de dez membros rotativos e sem direito a veto. A China, rival regional de Nova Délhi, tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana.


ACORDOS

Num acordo assinado na terça-feira, os dois países se comprometem a desenvolver conjuntamente uma quinta geração de aviões caças, um negócio que pode valer dezenas de bilhões de dólares. Eles devem também ampliar a capacidade de uma usina nuclear com tecnologia russa no sul da Índia.

Os acordos formalizados já eram conhecidos de antemão, e nenhuma cifra financeira foi divulgada. Mas sua assinatura deve tranquilizar quem temia que a Índia estivesse rompendo muito rapidamente suas relações de defesa com o antigo aliado da Guerra Fria.

A Rússia também vê a Índia como contrapeso à China e como possível aliado no Afeganistão.

Acompanhado por uma grande delegação empresarial, Medvedev conversou com o primeiro-ministro Manmohan Singh e com a presidente do Partido do Congresso (governista), Sonia Gandhi. Sua agenda inclui ainda uma visita ao Taj Mahal e uma passagem por Mumbai, onde visitará o complexo cinematográfico conhecido como Bollywood.

Numa entrevista coletiva ao lado de Singh, o presidente russo lembrou que existe no seu país um canal que transmite filmes indianos em tempo integral.

"Acho que isso só existe na Índia e na Rússia", afirmou.



Fonte: Reuters
Share this article :

1 comentários:

  1. Olha só, a Índia tem estreado relações com a Rússia, membro do BRIC o qual o Brasil faz parte diga-se de passagem, e conseguiu o apoio da russo para uma cadeira na ONU.

    Nós brasileiros que deveriamos estreitar mais relações com os membros do BRIC em especial a rússia, pelo seu peso no cenário internacional, mantemos uma atitude tosca, nos aliamos com a França, não reequipamos adequadamente nossas forças armadas, não desenvolvemos tecnologia de ponta, não temos poder nuclear e ainda queremos cadeira na ONU, pra que?

    Ah como eu torci pelo PAK-FA junto com o Su-35, mas fazer o que se continuamos a ser uma república de bananas e vamos deixando de lado o que é realmente importante, saúde, educação,desenvolvimento tecnológico e as nossa defesa, afinal para que vamos comprar caça? não é isso que o povo pergunta? tem carnaval,cerveja e futebol ta bom, o resto que vier é lucro, um bando de cabeça de bagre, é assim que segue o Brasil

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger