quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EUA acreditam que Coreia do Norte tenha usinas nucleares mais avançadas do que Irã


O governo dos EUA acredita que a Coreia do Norte possua tecnologia nuclear mais avançada do que o Irã e que o país deva ter mais instalações nucleares secretas, além da que foi revelada em novembro a um cientista americano.

Segundo o "New York Times", funcionários de Washington e da Coreia do Sul têm feito comentários públicos a respeito da capacidade nuclear de Pyongyang e demonstraram preocupação.

Muitos deles, como o embaixador dos EUA na AIEA, a agência nuclear da ONU (Organização das Nações Unidas), Glyn Davies, acreditam que a usina de Yongbyon que tem mais de mil centrífugas, não poderia ter sido construída tão rapidamente se não existisse uma rede sofisticada de outras instalações secretas no país.

Pyongyang teria combustível para ser usado em seis a 12 armas nucleares e já realizou dois testes nucleares.

O regime comunista alega que a instalação recém-revelada fornecerá combustível para reatores de geração de energia, mesmo argumento utilizado pelo Irã para justificar seu programa nuclear.

Porém, a Coreia do Norte não possui tais reatores, e a preocupação é que, se a usina de Yongbyon for usada para produzir urânio altamente enriquecido, pode ajudar o país a aumentar seu arsenal nuclear.

Alguns funcionários dos EUA dizem que a revelação da instalação ao especialista Siegfried Hecker pode ter sido uma propaganda direcionada a países interessados em obter tecnologia nuclear.

O mesmo temor foi explicitado sexta-feira por Gary Samore, principal assessor nuclear da Casa Branca.

Para ele, a estratégia americana agora deve ser "garantir que os norte-coreanos não vendam [centrífugas nucleares] para o Oriente Médio".

Pyongyang já tentou ajudar a Síria a construir um reator nuclear, que foi destruído por Israel em 2007.

IRÃ

Samore também disse, pela primeira vez, que o programa norte-coreano "aparenta ser muito mais avançado e eficiente do que o iraniano".

Relatórios da AIEA indicam que Teerã tem feito experimentos com centrífugas avançadas, mas ainda não as instalou em escala industrial apesar de anos de esforços para fazê-lo.

As declarações sugerem que Pyongyang conseguiu driblar as sanções econômicas e tentativas de interceptar cargas aéreas e marítimas do país, iniciados no governo de George W. Bush e reforçados em 2009 pelo Conselho de Segurança da ONU após seu segundo teste nuclear.

Apesar da pressão internacional, o jornal sul-coreano "Chosun Ilbo" revelou ontem (15) que a Coreia do Norte estaria se preparando para realizar um terceiro teste.

Citando fonte da inteligência de Seul, o jornal afirma que um túnel, que está sendo cavado no local em que os testes são realizados, poderia ser finalizado em março.

Mas o Ministério de Relações Exteriores sul-coreano negou que existam evidências de que o Norte esteja se preparando para novo teste.
Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger