sábado, 25 de dezembro de 2010

Foguete com satélite indiano explode após decolagem


Um foguete carregando um satélite de comunicação indiano explodiu hoje logo após a decolagem, durante uma segunda tentativa de lançamento realizada este ano. Imagens mostraram o foguete explodindo, fumaça e fogo logo após seu lançamento do centro espacial em Shiharikota, no Estado de Andhra Pradesh. O foguete carregava o satélite de comunicação GSAT-5P, que seria deixado em órbita.

Em abril, um foguete similar caiu na baía de Bengala durante um voo experimental. A Índia pretende realizar seu primeiro voo espacial tripulado em 2016. Um satélite indiano lançado em 2008 para ficar na órbita da Lua foi abandonado no ano passado, após interrupção dos sinais de comunicação e de os cientistas terem perdidos o controle do satélite.

A Índia é o quinto país depois dos Estados Unidos, Rússia, China e França a entrar no mercado comercial de lançamento de satélites. Desde 1994, o programa espacial indiano lançou uma série de satélites indianos em órbita. O país conseguiu também realizar com sucesso nove voos espaciais consecutivos.

Fonte: Estadão
Share this article :

1 comentários:

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger