segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

EUA reiteram interesse em vender 36 caças da Boeing ao Brasil


O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos americano, William Burns, reiterou nesta segunda-feira no Brasil o interesse dos Estados Unidos na venda de 36 caças da Boeing, que enfrenta a concorrência de empresas de França e Suécia, disseram à Agência Efe fontes oficiais.

O funcionário americano foi recebido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, com quem conversou sobre essa licitação, cujo resultado depende de uma "decisão presidencial", disse uma porta-voz do ministério.

Entre os concorrentes estão os aviões de combate Super Hornet F/A-18 da americana Boeing, os Gripen NG, da sueca Saab, e os Rafale, da francesa Dassault, que até agora são considerados os favoritos.

As ofertas das três empresas já foram analisadas pelo Ministério da Defesa e a decisão final está em mãos do chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva, quem na semana passada destacou que pode deixar a decisão para a presidente eleita, Dilma Rousseff.

Burns, quem não deu declarações à imprensa, reiterou "o interesse dos Estados Unidos" no negócio e a credibilidade de seu país, disseram as fontes consultadas pela Efe.

No encontro, que representou a única atividade oficial de Burns em Brasília, Jobim também explicou os planos de reestruturação do Ministério da Defesa para os próximos meses.

Na última sexta-feira, Burns iniciou uma viagem à América do Sul que incluiu ainda Chile e Argentina, que, assim como o Brasil, foram qualificados pelo Departamento de Estado como "parceiros regionais fundamentais".

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger