quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bolívia reconhece Palestina como Estado independente


A Bolívia reconheceu nesta quarta-feira a Palestina como Estado independente, somando-se às recentes ações similares de Brasil e Argentina, mediante uma carta enviada pelo presidente Evo Morales ao titular da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas.

"Assim como outros países, como o Brasil, a Bolívia se rende a este reconhecimento do Estado palestino, de sua independência, sua soberania", disse Morales na sede do governo.

Na nota a Abbas, se está "reconhecendo a soberania e independência deste país", ressaltou.

Brasil e Argentina reconheceram, no começo de dezembro, o Estado da Palestina dentro das fronteiras de 1967, antes da ocupação israelense, ou seja, a integridade dos territórios palestinos: a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém oriental. Enquanto isso, o Uruguai expressou a intenção de imitá-los em 2011.

Antes deles, na América Latina, Cuba, Nicarágua, Costa Rica e Venezuela reconheceram o Estado palestino, enquanto outros países avaliam a situação.

"Durante todo este tempo, escutamos e informamos sobre os graves problemas que a Palestina sofre de países vizinhos, como Israel", disse Morales.

"A Bolívia não poderia continuar esperando e observando, com os braços cruzados diante dos problemas de direitos humanos e territoriais e de soberania que a Palestina sofre", acrescentou.

Em janeiro de 2009, a Bolívia rompeu relações diplomáticas com Israel, em resposta à "atroz" ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza, iniciada no fim de 2008 e que deixou mil palestinos mortos.


Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger