segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Rússia diz que situação entre as duas Coreias afeta sua segurança


A Rússia disse neste sábado (18) que lhe preocupa a tensão entre as duas Coreias e assegurou que afeta seus "interesses de segurança nacional", segundo o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin.

A pedido das autoridades de Moscou, o Conselho de Segurança da ONU, que em dezembro é presidido pelos EUA, convocou uma reunião para analisar a situação, na sede das Nações Unidas.

Churkin explicou que enviou uma carta à embaixadora dos EUA, Susan Rice, pedindo essa reunião de urgência e afirmou que para as autoridades russas "o Conselho de Segurança tem que enviar um sinal restritivo às duas Coreias".

Churkin explicou, em sua declaração, que Susan "declinou convocar a reunião para hoje", ao tempo que assinalou que essa não era a prática habitual do principal órgão de decisões das Nações Unidas.

A Rússia, disse Churkin, espera "que enquanto isso não acontece nada que agrave ainda mais a situação da península coreana".

Os membros do Conselho consultaram este sábado com seus capitais sobre o pedido de Moscou, que tinha pedido que esse órgão se reunisse de urgência, perante as crescentes tensões entre as duas Coreias.

As tensões entre Pyongyang e Seul foram em aumento nas últimas semanas e especialmente desde que a Coreia do Sul decidiu repetir manobras militares em águas próximas à ilha de Yeonpyeong, que os norte-coreanos atacaram em 23 de novembro.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger