segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UE disposta a reconhecer um Estado palestino quando for oportuno


A União Europeia (UE) está disposta a reconhecer um Estado palestino quando for oportuno, segundo uma declaração que deve ser adotada nesta segunda-feira, em Bruxelas, pelos ministros europeus das Relações Exteriores, indicaram à AFP fontes diplomáticas.

O texto, obtido pela AFP e alvo de intensas negociações entre os representantes dos países da UE durante a semana pasada, lamenta a recusa de Israel de prolongar o congelamento de sua colonização na Cisjordânia, que, recordam, é "ilegal" sob o direito internacional.

Também retomam o calendário fixado pelo Quarteto para o Oriente Médio para que israelenses e palestinos achem uma solução negociada e reafirmam que não reconhecerão nenhuma mudança das fronteiras de 1967 para o futuro Estado palestino, "salvo os negociados por ambas as partes".

O principal negociador palestino, Saeb Erakat, pediu nesta segunda-feira à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, o reconhecimento do Estado palestino com suas fronteiras anteriores à ocupação israelense em 1967.

Brasil e Argentina reconheceram nos últimos dias o Estado palestino e Uruguai anunciou que o fará em 2011.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger