sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Titanic afundou por erro de manobra, diz neta de tripulante


O Titanic colidiu com um iceberg em 1912 por causa de um erro básico de manobra e só afundou tão rapidamente porque um executivo convenceu o capitão a continuar navegando, disse uma escritora em entrevista publicada nesta quarta-feira.

Louise Patten, que é neta de Charles Lightoller, segundo-oficial do Titanic, disse que a verdade sobre o quase centenário naufrágio ficou oculta para preservar a reputação de Lightoller, que depois se tornaria um herói de guerra.

Lightoller foi o mais graduado tripulante a sobreviver ao desastre. Segundo sua neta, ele acobertou o erro em dois inquéritos, nos EUA e na Europa, porque isso poderia levar os donos do navio à falência, deixando colegas seus desempregados.

"Eles poderiam ter facilmente evitado o iceberg se não fosse pelo erro", disse Patten ao diário Daily Telegraph. "Em vez de manobrar o Titanic em segurança em volta do iceberg, pela esquerda, assim que ele foi visto à frente, o piloto, Robert Hitchins, entrou em pânico e virou para o lado errado."

Patten fez as revelações por causa da publicação de seu novo romance, "Good as Gold" ("Bom como ouro"), que trata dessa versão. Ela disse que, por causa da então recente conversão dos navios, de vela para motores a vapor, havia dois sistemas diferentes de pilotagem.

Basicamente, num dos sistemas era preciso girar o timão para um lado; no outro sistema, para o lado oposto.

Depois que o erro foi cometido, segundo Patten, "eles tiveram só quatro minutos para mudar de rumo. Quando (o primeiro-oficial William) Murdoch notou o erro de Hitchins e eles tentaram retificá-lo, era tarde demais."

O avô da escritora não estava de plantão na hora da colisão, mas esteve presente na reunião final dos oficiais antes do naufrágio completo. Ali, ele ouviu não só sobre o erro, mas também o fato de que J. Bruce Ismay, presidente da empresa White Star Line, dona do navio, convenceu o capitão a continuar navegando, o que acelerou o afundamento em várias horas.

"Se o Titanic tivesse ficado parado, teria sobrevivido pelo menos até que o barco de resgate chegasse, e ninguém teria morrido", disse Patten.

O RMS Titanic era o maior navio de passageiros do mundo, e fazia sua viagem inaugural, de Southpampton (Inglaterra) para Nova York. Em 10 de abril de 1912, quatro dias depois de zarpar, ele naufragou com mais de 1.500 passageiros a bordo.

Fonte: Reuters

Nota do Blog: É muito interessante essa história que esteve oculta por tanto tempo, um erro "pequeno" que deu origem a um efeito dominó que ficou marcado até os dias de hoje como o maior naufrágio da história. Vale notar que a intromissão de J. Bruce Ismay foi marcante nesta tragédia, pois além de fazer com que o "Titanic" navegasse em alta velocidade em meio ao alerta de icebergs, ele ainda convenceu a manter o navio navegando por dez minutos após a colisão, o que acelerou o naufrágio.

Como sempre digo, por mais que se oculte uma verdade, um dia ela sempre vem a tona.
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2 comentários:

  1. eu amo o titanic e estou revoltada com tantos pequenos erros que fizeram o navio colidir com um iceberg que por sinal saiu da groelandia,e afundar em plena madrugada,praticamente as 2 e 40 da manha.Alem disso ,pelo que pude ver no filme,os tripulantes foram meio que preconceituosos com os passageiros da 3 classe,e a maioria acabou morrendo no naufragio ou acabou sugado pelo proprio navio ou morreu congelada a deriva no mar.Bem adorei o post.

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  2. Pessoal, acredito que esteja se cometendo um equivoco com relação as informações aqui prestadas, não estou absolutamente questionando a manobra do timoneiro, pois este infelizmente cometeu um grave erro, estou questionando sim a informação de que o navio após a colisão com o iceberg, teria continuado a sua trajetória a pedido de um magnata. O que ocorreu foi que o seu casco após ter sido seriamente rompido, este permitiu que entrasse pela abertura uma grande quantidade de água, ocorre que os tabiques eram baixos demais e apenas foram instalados para dar sustentação transversal mecânica ao casco devido as pressões exercidas pela água do mar em todo seu contorno, com a entrada de água, e na medida que aumentava o seu volume, esta subia e não encontrava o teto da sala de máquinas, razão que descrevo de os tabiques serem muito baixos. Bem, esta passava por cima dos tabiques e ia por assim dizer preencher o volume do tabique seguinte executando um efeito dominó, na medida que esta condição ia ocorrendo, o navio foi ficando pesado demais e começou a afundar ocorrendo então o que podemos aqui chamar de flutuabilidade negativa. Ou seja: o peso de seu corpo ( Navio ), mais o peso da água que entrava acabou ficando maior que o empuxo e por assim dizer a resultante destas forças foram dirigidas para baixo, ou seja: a densidade do corpo do navio com a entrada de grande quantidade de água acabou ficando maior que a densidade do líquido, sendo assim, o valor do empuxo que a água deveria exercer sobre o corpo do navio nela mergulhado ( para cima ), não foi mais igual ao peso do volume de água deslocado pelo mesmo, diante desta condição imposta pela física, a embarcação terminou por ir a pique.

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