sábado, 25 de setembro de 2010

Rússia deve aceitar entrada da Turquia nas negociações nucleares com o Irã


O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Riabkov, disse que o país vê com bons olhos a participação da Turquia nas negociações nucleares com o Irã, como solicitou Teerã.

"Ainda não realizamos consultas preliminares a respeito, mas a Rússia considera que a participação da Turquia seria útil em certo momento", disse Riabkov em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo diário governamental "Rossiyskaya Gazeta".

Riabkov lembrou que Turquia e Brasil assinaram em junho passado, em Teerã, um acordo que prevê o envio de urânio iraniano enriquecido a 3,5% à Turquia, para receber em troca combustível enriquecido até 20%, para uso civil.

Até agora, a Rússia tinha sido contra a participação de turcos e brasileiros nas negociações, com o argumento de que o Conselho de Segurança da ONU reconheceu o "grupo 5+1" (formado pelos cinco membros permanentes da cúpula mais a Alemanha) como líder informal para abordar a questão das regras do programa nuclear iraniano.

O Irã, por sua vez, sempre advogou pela necessidade de ampliar as próximas negociações sobre seu programa nuclear a outras nações, como Turquia e Brasil.

Teerã considera que nas negociações poderiam estar tanto o chamado Grupo de Viena (formado pelos EUA, França, Rússia e a Agência Internacional de Energia Atômica) e o grupo 5+1, como também Turquia e Brasil.

Esta semana, o Irã voltou a instar EUA, Rússia e França a voltarem à mesa de negociações para abordar a troca de urânio enriquecido no exterior por combustível nuclear para um reator científico em Teerã.

Os países do grupo 5+1, por sua vez, propuseram ao Irã retomar o diálogo interrompido no ano passado para encontrar uma solução negociada sobre suas ambições nucleares.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger