terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pequim adverte contra interferência americana no Mar da China Meridional


A China advertiu nesta terça-feira o governo dos Estados Unidos a evitar qualquer tipo de interferência nas disputas de soberania no Mar da China Meridional, antes de uma reunião em Nova York entre o presidente americano Barack Obama e os líderes do sudeste asiático.

"Nos opomos categoricamente a que os países não envolvidos interfiram (...) e nos opomos a uma internacionalização das divergências no Mar da China Meridional porque apenas complicaria o problema", declarou a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu.

"Atualmente, o Mar da China Meridional é estável em seu conjunto e a China reforça e amplia suas relações com os países da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático)", completou Jiang.

"Estaremos atentos a qualquer comunicado que os Estados Unidos e a Asean possam publicar no encontro", completou, a respeito da reunião de sexta-feira.

A China reivindica águas territoriais extensas, que se aproximam das costas do Vietnã, Malásia e Filipinas, uma área rica em hidrocarbonetos, perto dos arquipélagos de Paracelso e Spratley.

"A China possui direitos de soberania indiscutíveis sobre as ilhas do Mar da China Meridional e as águas adjacentes", insistiu Jiang.

A advertência foi feita em um momento de tensão entre China e Japão, pela apreensão em 7 de setembro de um pesqueiro chinês que bateu em dois barocs de patrulha japoneses perto de ilhas reivindicadas pelos dois países no Mar da China Oriental.

Fonte: AFP
Share this article :

1 comentários:

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger