domingo, 19 de setembro de 2010

Rússia venderá à Síria mísseis de cruzeiro apesar da oposição de Israel e EUA


Rússia anunciou hoje que venderá à Síria mísseis de cruzeiro Yakhont, apesar da oposição de Israel e dos Estados Unidos que temem que esse armamento caia em mãos dos terroristas do Hisbolá.

"Damasco espera receber ao menos dois sistemas. Tendo em vista que cada um desses sistemas pode levar até 36 mísseis Yakhont o volume da provisão é considerável", informou hoje uma fonte da indústria militar à agência "Interfax".

A fonte acrescentou que "Síria está interessada na compra de sistemas de mísseis russos, que permitirão cobrir 600 quilômetros da costa de possíveis ataques a partir do mar".

Israel e EUA consideram que esses mísseis supersônicos mar-mar de até 300 quilômetros de alcance representam uma ameaça para seus navios ancorados no Mediterrâneo.

Os Yakhont, que são disparados a partir de sistemas móveis litorâneos, podem levar uma carga explosiva de até 200 quilos e podem voar a baixa altitude, o que torna difícil a detecção e destruição.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tentou convencer ao Kremlin desistir da operação durante sua visita à Rússia em fevereiro e o ministro da Defesa, Ehud Barak, fez o mesmo no início de setembro, mas as pretensões foram em vão.

Um porta-voz do departamento de Estado americano revelou na sexta-feira que "a oposição americana à venda de armas a países que patrocinam o terrorismo é bem conhecida".

Segundo a imprensa israelense, Barak abordará este assunto esta segunda-feira em Washington com o secretário de Defesa americano, Robert Gates.

Rússia insiste em que o armamento que fornece à Síria é exclusivamente defensivo e que não altera o equilíbrio de forças no Oriente Médio, com o que discorda Israel.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger