quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

NSS "Guillobel - Chega ao Brasil futuro Navio Socorro Submarino da Marinha do Brasil

Conforme noticiado aqui no GBN Defense em outubro deste ano, a Marinha do Brasil havia assinado contrato de aquisição do DSV "Adams Challenge". O novo navio que irá substituir o veterano NSS "Felinto Perry", chegou nesta quinta-feira (19) à Base Naval Almirante Castro e Silva (BACS). A nova aquisição de nossa Esquadra incorpora novas tecnologias, oferecendo um vasto leque de capacidades á Marinha do Brasil, contando com sistema de posicionamento dinâmico, que controla automaticamente a posição e aproamento da embarcação por meio de propulsão ativa, sistema muito utilizado na exploração de petróleo em águas profundas, que vem a somar uma importante capacidade ao resgate de submarinos sinistrados, sendo capaz de cumprir com missões de suporte a mergulho, operações com ROV, além de prestar suporte a pesquis. O novo Navio Socorro de Submarino (NSS) foi batizado de "Guillobel", em homenagem ao Almirante Guillobel, o qual será tema de um futuro artigo aqui no GBN Defense. 

O NSS “Guillobel” deixou o porto de Abu Dhabi no dia 08 de novembro de 2019, estando a bordo 12 Oficiais e 23 Praças da Marinha do Brasil. O Navio efetuou escalas nos portos de Pireus na Grécia, Málaga na Espanha e Mindelo em Cabo Verde.


Durante toda a travessia, os militares foram submetidos a um intenso programa de treinamento e familiarização com os diversos sistemas e equipamentos de bordo, valendo-se da experiência e conhecimento da antiga tripulação do Navio, proporcionando a transferência dos conhecimentos necessários à operação eficaz e segura do novo NSS da Marinha do Brasil. 

Após a chegada, o navio passará pelo processo de incorporação, com a cerimônia de Incorporação à Marinha do Brasil do NSS “GUILLOBEL” prevista para o 1º trimestre de 2020.  

Construído em 2009 pelo estaleiro espanhol Balenciaga S.A, incorporando novas tecnologias, como sistema de posicionamento dinâmico, moderna suíte eletrônica e a capacidade de operações com ROV.

Uma característica do novo NSS da Marinha do Brasil é o “Moon Pool”, que trata-se de uma abertura no casco permitindo acesso à água, o que garante a capacidade de operar com mergulhadores ou sistemas ROV em ambiente seguro mesmo sob intempéries e condições extremas encontradas em alto-mar. Nosso novo Navio Socorro Submarino também possui um sistema de mergulho saturado e mergulho com sino de profundidade, este com a capacidade para até 12 pessoas. Para operações aéreas, o navio possui um heliponto na proa, similar ao encontrado no "Felinto Perry", este porém, com capacidade de operar com asas rotativas de médio porte.

O navio é movido por sistema diesel-elétrico, que conta com quatro motores diesel Wartsila BL26 com 2.600Kw cada, os quais alimentam dois motores elétricos de propulsão azimutal de 2.050Kw cada, possuindo sistema de propulsão com hélices duplos na popa e sistemas thruters na proa, além de um sistema thruster azimutal retrátil, capaz de atingir os 15 nós de velocidade máxima, navegando com 10 nós em velocidade de cruzeiro.

O navio é extremamente moderno e capaz de cumprir com sua missão, e abaixo você pode conferir um pouco mais das características desse novo meio de nossa Marinha.


GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger