sábado, 28 de dezembro de 2019

BOPE 30 ANOS – ELITE DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO


Numa cerimônia especial que contou com a presença do governador do estado de Pernambuco Paulo Câmara e o comandante geral da PMPE Cel. PM Vanildo, autoridades civis, militares e centenas de convidados, e sendo também o momento de finalização de mais um curso de operações especiais. E para marcar esta data foi lançado uma publicação especial desta unidade de elite, uma revista especial de trinta anos, com noventa e seis paginas

A polícia militar de Pernambuco tem um longo histórico de tropas especializadas que remontam aos tempos do Brasil império, passando pelo período negro do cangaço que assolou muitos estados do nordeste brasileiro no início do século XX, sendo natural a evolução e criação de grupos especializados e especiais para missões e ações de alto risco, assim foi o caso do nascimento da 1° CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais), tropa esta que nascia em 1989 para enfrentar um tipo de criminalidade “especializada”, os furtos de veículos, em pouco tempo evoluía em preparo e qualidade operacional, foi assim por vinte e sete anos, até que o estado de Pernambuco e seu comando geral de polícia criaram no ano de 2017 o BOPE.

Na madrugada do dia 21 de fevereiro de 2017, uma quadrilha extremante perigosa e bem armada tentava realizar um assalto a empresa de transporte de valores Brinks, situada na Av. Recife, no bairro da Estância, zona oeste da capital, uma região densamente povoada.

Neste momento sendo acionadas diversas unidades policiais, as quais não tinham noção do quão armados e perigosos eram os bandidos, após chegarem ao local as primeiras equipes de policiamento foram rechaçados por intenso fogo dos criminosos. Os quais haviam bloqueado diversas vias de acesso, espalhando o terror na avenida e ruas próximas, claro que não se tratava de um grupo qualquer de criminosos.

Então foi acionada a 1° CIOE, que agindo como toda tropa de comando bem preparada atuou de maneira extremante profissional, destreza e coragem, próprias deste tipo de tropa.

Apenas oito integrantes da equipe tática de serviço, deslocaram-se em direção ao ponto crítico da ação, ultrapassando silenciosa e furtiva os bloqueios de veículos incendiados, os quais foram colocados pelos criminosos na Av. São Miguel, acesso principal a empresa de transporte de valores, a equipe da 1°CIOE, furou o bloqueio e se pós no centro da ação, surpreendendo os criminosos, os operadores se infiltraram até as proximidades da base da Brinks, iniciando o combate, os bandidos portando fuzis modernos e farta quantidade de munições, iniciaram um forte rebate com todo armamento que possuíam, buscando repelir os oito integrantes, iniciava-se uma troca de tiros intensa e violenta.

Esta ação foi executada pela equipe tática com extrema perícia e energia, interrompendo a ação criminosa e o sucesso do assalto, sob circunstâncias extremas conseguiram conter a ação dos bandidos. A vitória da equipe salvou a vida de incontáveis civis e colegas de farda, uma tropa sempre bem treinada, atualizada e equipada com os melhores armamentos.

Esta missão acabou sendo a gênese do BOPE, que continua em constante evolução técnica e profissional, demonstrando de forma inequívoca o espírito de coragem inerente aos homens de Operações Policiais Especiais.



Por: Valter Andrade - Jornalista e fotografo especializado em geopolítica, segurança e defesa, com passagem em várias mídias e revistas especializadas, hoje membro da equipe GBN Defense.


GBN Defense - A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger