quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Embraer e FAB estudam desenvolvimento de substituto para o "Bandeirante"

Nesta quinta-feira (19), a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram um memorando de entendimento que tem por objetivo viabilizar o estudo para o desenvolvimento de uma nova aeronave leve de transporte militar.

O estudo busca identificar alternativas e soluções para atender às necessidades operacionais da FAB, especialmente na região Amazônica, em pistas extremamente curtas, estreitas, não pavimentadas, desprovidas de infraestrutura e em localidades remotas. A nova aeronave deve ser situada na categoria dos veteranos Embraer Bandeirantes, aeronaves de extrema versatilidade e que vem sendo empregadas em diversos cenários, em especial na ligação da região amazônica e no abastecimento dos Pelotões de Fronteira, lembrando que as mesmas se encontram com avançada idade e próximo ao fim de seu ciclo de vida operacional, já tendo sido submetidas a modernizações e programas de extensão de vida.

Utilizando-se do alto grau de inovação e competência tecnológica da Embraer, o estudo buscará também explorar alternativas na aplicação de novas tecnologias que trarão respostas ainda mais eficientes às demandas extremas da FAB, como diferentes arquiteturas de sistemas, soluções inovadoras de plataforma, propulsão hibrida-elétrica, entre outras.

A FAB recebeu em 2019 as duas primeiras unidades do moderno KC-390 Millennium, aeronave de transporte tático multimissão que já desperta o interesse internacional, e busca através deste estudo complementar suas capacidade de transporte nos segmentos inferiores, renovando sua frota com vistas a atender de forma abrangente e completa as necessidades do Brasil.

Baseado no forte histórico de cooperação que une a capacidade de execução com excelência da Embraer e a elaboração de requisitos inovadores e de alto desempenho da FAB, no qual deram origem ao A-29 "Super Tucano, sucesso no mercado internacional de defesa, e mais recentemente o KC-390 Millenniun, o estudo buscará cobrir não apenas as demandas internas, como também um importante nicho do mercado global.

O Bandeirantes por mais de 50 anos tem prestado um relevante serviço
Pelo acordo firmado, a Embraer realizará os estudos de mercado para o desenvolvimento da nova aeronave, enquanto a FAB compartilhará a vasta experiência que possui na operação de aeronaves nesse segmento.

“Estamos certos de que a experiência da Força Aérea Brasileira nos ajudará a estabelecer os requisitos mais adequados para esse estudo, resultando em um avião extremamente capaz”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Embraer está mais do que à altura do desafio. Nosso mais novo produto, o avião de transporte multimissão C-390 Millennium, está entrando em operação e esse novo projeto será de grande importância para manter e aprimorar as capacidades de engenharia e tecnologia da Embraer para atender às desafiadoras demandas da FAB e de seus demais clientes em todo o mundo”.

“O objetivo desse memorando foi formalizar a intenção da Embraer em desenvolver uma aeronave leve para transporte de carga e pessoal. Esse projeto conta com a participação da Força Aérea no que tange, principalmente, ao compartilhamento de expertises, do que nós já desenvolvemos em parceria, em atendimento às necessidades operacionais da Força Aérea”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A nova aeronave pode vir a atender não apenas as necessidades da FAB, como também da recém criada aviação de asa fixa do Exército Brasileiro, a qual irá voar inicialmente o norte americano C-23 "Sherpa", o que leva a futura necessidade de obter uma aeronave mais moderna e capaz para atender as necessidades logísticas, principalmente na região amazônica devido as suas particularidades e limitações impostas a grande maioria dos meios hoje disponíveis no mercado de aviação e defesa.


GBN Defense - A informação começa aqui
com Embraer 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger