domingo, 15 de dezembro de 2019

Turquia pode fechar bases da OTAN em Incirlik e Kurecik

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan, disse neste domingo (15) que Ancara pode fechar duas bases militares na Turquia, onde forças americanas estão estacionadas "se necessário".
"Quando necessário, discutiremos com todas as nossas delegações e, se necessário, poderemos fechar a base aérea de Incirlik no sul da província de Adana e Kurecik, estação de radar no leste da província de Malatya", disse Erdogan durante entrevista.
Falando sobre uma resolução aprovada pelo Senado dos EUA sobre alegações armênias referentes aos eventos de 1915, Erdogan disse que o projeto era "completamente político", acrescentando: "É muito importante para ambos os lados que os EUA não tomem medidas irreparáveis ​​em nossas relações. "
"Lamentamos que a polarização na política doméstica dos EUA tenha tido consequências negativas para nós e que alguns grupos abusem da evolução do nosso país por seus próprios interesses, a fim de enfraquecer o presidente Trump", acrescentou Erdogan. 
Na quinta-feira (12), o Senado dos EUA aprovou por unanimidade uma resolução reconhecendo reivindicações armênias sobre os eventos que ocorreram em 1915.
A posição da Turquia sobre os eventos de 1915 é que as mortes de armênios no leste de Anatólia ocorreram quando alguns apoiaram a invasão de russos e se revoltaram contra as forças otomanas. Uma realocação subsequente de armênios resultou em numerosas baixas.
A Turquia se opõe à apresentação dos incidentes como "genocídio", mas descreve os eventos como uma tragédia na qual ambos os lados sofreram baixas.
Ancara propôs repetidamente a criação de uma comissão conjunta de historiadores da Turquia e Armênia, além de especialistas internacionais para examinar a questão.  

Acordo com a Líbia sobre o Mediterrâneo
Observando que um acordo de cooperação militar e de segurança com o Governo do Acordo Nacional da Líbia entraria em vigor após a ratificação no parlamento turco, ele sublinhou que, com o acordo, os direitos da Turquia e da Líbia seriam protegidos e que a Turquia não permitiria a adoção de medidas unilaterais.
"Se o governo da Líbia solicitar apoio militar, a Turquia tomará sua decisão", disse Erdogan, reiterando que a Turquia está "pronta para fornecer todo tipo de apoio à Líbia". 
"Podemos tomar as medidas necessárias dentro do direito internacional", acrescentou.
Em 7 de novembro, o governo de Ancara e de Trípoli chegaram a dois memorandos de entendimento, um sobre cooperação militar e outro sobre as fronteiras marítimas dos países do Mediterrâneo Oriental. 
O memorando anterior sobre fronteiras marítimas afirmava os direitos da Turquia no Mediterrâneo Oriental em face de perfuração unilateral por parte da administração cipriota grega, esclarecendo que a República Turca do Norte de Chipre (TRNC) também tem direitos sobre os recursos na área. O qual entrou em vigor no dia 8 de dezembro. 
A Turquia contestou consistentemente a perfuração unilateral grega no Mediterrâneo Oriental, afirmando que a República Turca do Norte de Chipre (TRNC) também tem direitos aos recursos na área. 
Salientando que existem reservas significativas de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental, Erdogan disse que a Turquia pode trabalhar na região com empresas "fortes na comunidade internacional". 
Desde a primavera deste ano, Ancara enviou dois navios de perfuração para o Mediterrâneo Oriental, o "Fatih" e mais recentemente "Yavuz" , afirmando o direito da Turquia e da República Turca do Norte de Chipre (TRNC) aos recursos da região.  
O primeiro navio sísmico da Turquia, o Barbaros Hayrettin Pasa, comprado da Noruega em 2013, realiza exploração no Mediterrâneo desde abril de 2017.  
Atenas e cipriotas gregos se opuseram à medida, ameaçando prender as tripulações dos navios e convocando líderes da UE para se juntarem às suas críticas.    
Operação da Turquia no norte da Síria  
Erdogan disse que o objetivo da Turquia com sua operação no norte da Síria era manter a paz para os sírios, não se "aproveitar do seu petróleo".  
"Nem os EUA, nem a Rússia puderam eliminar os terroristas YPG / PKK no norte da Síria como prometeram. Então, temos que fazer isso", acrescentou Erdogan.  
Ele ressaltou que a luta contra os terroristas do PKK deve ser realizada em conjunto, como foi contra os terroristas do Estado islâmico. 
Durante a entrevista, Erdogan também disse que falaria na segunda-feira (16) por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel. 
Em 9 de outubro, a Turquia lançou a Operação Primavera da Paz para eliminar os terroristas do norte da Síria, a leste do rio Eufrates, a fim de proteger as fronteiras da Turquia, ajudando no retorno seguro dos refugiados sírios e garantindo a integridade territorial da Síria.  
Em sua campanha terrorista de mais de 30 anos contra a Turquia, o PKK, listado como organização terrorista pela Turquia, EUA e União Europeia, foi responsável pela morte de 40.000 pessoas, incluindo mulheres e crianças. O YPG é o ramo sírio do PKK.    

GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da Agência Anadolu (AA)
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger