sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

13 de dezembro - Dia do Marinheiro, homenagem ao nosso "Velho Marinheiro"

No dia 13 de dezembro, o Brasil e nossa Marinha do Brasil rendem uma digna homenagem aos homens e mulheres do mar, que guardam as tradições, responsabilidades e o herdam o espírito de bravura do nosso "Velho Marinheiro", um dos maiores heróis de nossa história, Almirante Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

A data escolhida em 4 de setembro de 1925 em alusão ao nascimento do maior de nossos marinheiros,Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1807, homenageia a digna e honrosa profissão de Marinheiro, nossos homens e mulheres do mar, que são responsáveis dia e noite pela nossa segurança e a manutenção de nossa soberania sobre a "Amazônia Azul" e rios que nos pertencem, defendendo nossos interesses no Brasil e no exterior, guarnecendo com presteza e profissionalismo ímpar nossos navios, submarinos, aeronaves e organizações militares.

O Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira, herói nacional que escreveu sua história com bravura, nascido em 1807, na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, começou a sua carreira cedo, quando aos 15 anos, ingressou como voluntário da Armada, servindo a bordo da Fragata "Niterói", ocasião na qual tomou parte na campanha pela consolidação da Independência, participando da perseguição à frota portuguesa que deixava a Bahia. Após breve período, foi matriculado na Academia Imperial; porém, antes de concluir o curso, seguiu mais uma vez para o combate, tomando parte na debelação da revolta conhecida como “Confederação do Equador”. Seu desempenho foi tão destacado que o Imperador o promoveu ao posto de Segundo-Tenente, o que lhe facultou alcançar o oficialato.  Destacou-se na Guerra Cisplatina onde se distinguiu pelo seu espírito de bravura e liderança, recebendo seu primeiro comando de navio aos 18 anos de idade, depois, se tornou um herói, participando de vários episódios importantes dessa guerra. No período Regencial, tomou parte ativa na pacificação de várias insurreições. 

Nosso "Velho Marinheiro" viu muito ação ao longo de sua vida, tendo importante papel na manutenção da unidade nacional, pacificando vários movimentos internos, os quais punham em risco a soberania e integridade do nosso território nacional. Seu heroísmo foi provado não só em batalhas, mas também em época de paz. Como Capitão de Mar e Guerra, foi o primeiro Comandante da Fragata a vapor D. Afonso, primeiro navio de guerra de grande porte com propulsão a vapor incorporado pela Marinha do Brasil. Em uma das provas de mar ao largo da cidade inglesa de Liverpool, salvou membros da tripulação e passageiros do navio Ocean Monarch, que levava emigrantes para os Estados Unidos da América e havia se incendiado. Já no Rio de Janeiro, ainda comandante da D. Afonso, conseguiu rebocar e trazer para dentro da Baía de Guanabara a Nau da Marinha de Portugal Vasco da Gama, que se achava desarvorada fora da barra, em meio a uma tempestade.

Como Almirante, comandou a Força Naval brasileira no Rio da Prata entre os anos de 1864 a 1866. No conflito contra o Paraguai, organizou toda a logística necessária para a manutenção dessa Força, e conduziu o início do bloqueio, estratégia que selou o destino do Paraguai. 

Tamandaré está entre o seleto grupo de brasileiros que contribuiu para resguardar o Brasil da desagregação e para a concórdia e paz do extremo norte ao extremo sul do Brasil.

Foi Ministro do Supremo Tribunal Militar, do qual aposentou-se pouco antes de falecer no Rio de Janeiro, então capital federal da República, em 20 de março de 1897, após uma longa vida dedicada à Marinha do Brasil. Em seu testamento, um último pedido, o qual resume bem o seu caráter e a sua postura de vida: “Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir à minha Pátria e prestar alguns serviços à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva: Aqui jaz o velho marinheiro!”

As muitas qualidades e, sobretudo, o caráter do Almirante Tamandaré, comprovado por suas ações, são exemplos, não somente para os bons marinheiros, mas para os brasileiros de todos os tempos; relembrá-las é um exercício de patriotismo e inspiração.

Neste dia 13 de Dezembro, nós do GBN Defense rendemos uma justa homenagem aos homens e mulheres do mar, os quais seguem os passos de nosso grande herói e patrono de nossa Marinha do Brasil, e estendemos a todos o agradecimento de nossa nação, pois na paz ou na guerra, podemos contar com nossos marinheiros, os quais tem realizado grandes feitos nos tempos recentes, atuando onde e quando seja necessário, seja diante de uma catástrofe como a de Brumadinho, ou combatendo os incêndios em nossa floresta amazônica, defendendo nossa nação contra agentes internos e externos, como é o caso da participação ativa em inúmeras ocasiões na garantia da lei e da ordem, ou no combate a crimes como o cometido em nosso litoral nordeste, onde se derramou grande quantidade de óleo, nos deixando uma clara mensagem, que onde e quando precisarmos, podemos ter a certeza da presença amiga de nossos marinheiros para nos defender.

Na última quinta-feira (12), estivemos na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), onde acompanhamos a cerimônia em alusão ao Dia do Marinheiro, e você irá conferir em breve no nosso canal no Youtube. 

Um Bravo à Zulu a todos nossos marinheiros, um Viva a nossa Marinha do Brasil, um viva aos nossos Marinheiros!

Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio, leste europeu e América Latina, especialista em assuntos de defesa e segurança.





Recomendamos a leitura de "O Velho Marinheiro", história da vida do Almirante Tamandaré, escrito por nosso grande amigo Alcy Cheuiche, o qual prestigiamos o lançamento deste livro, o qual traz a biografia de nosso grande herói nacional. Eu li e deixo aqui a dica aos nossos leitores que buscam conhecer mais sobre nossos heróis nacionais e sobre a nossa história e raízes.


GBN Defense - A informação começa aqui  
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger