segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Os "Teen Fighters" da USAF


“Teen Fighters” é um apelido dado para um grupo de aviões de combate de origem norte-americana que ainda hoje são considerados as melhores aeronaves de combate já produzidas. O nome deriva de uma série de caças supersônicos dos EUA, construídos para a Força Aérea dos Estados Unidos e Marinha dos Estados Unidos durante o final do século XX, sendo os primeiros caças supersônicos ocidentais de 4ª geração.

A sequência de números usados nesses caças foi o novo sistema de designação de aeronaves dos três serviços aéreos dos Estados Unidos, adotado a partir de 1962, que redefiniu a sequência F-#. As aeronaves pertencentes a essa série são o F-14 TomCat (que completa 49 anos do seu primeiro voo em 2019), o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18 Hornet e Super Hornet (que mesmo sendo um caça completamente diferente do original, herdou o mesmo número).

Caças experimentais e protótipos mal sucedidos atribuídos a números na faixa “teen” (que corresponde ao final dos números em inglês de 13 a 19) geralmente não são considerados parte da série. Portanto, não inclui por exemplo o Northrop YF-17, que mais tarde evoluiu para o F/A-18. Algumas fontes referem-se a um suposto “F-19” sendo um caça secreto que foi produzido, mas não existem informações sobre ele. A designação “F-13” não foi utilizada.

Dos “Teen Fighters” apenas o F-14 não está mais em serviço na Marinha dos Estados Unidos (USN) desde 2006, com algumas unidades ainda operacionais no Irã. Já o F/A-18 Hornet (também chamado de “Classic” ou “Legacy”, para evitar confusão com o Super Hornet), também deu baixa na US Navy, mas ainda continua operacional no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).

Juntas essas aeronaves abateram nas mãos dos norte-americanos ou de nações estrangeiras que os operaram, um total de 317 aeronaves inimigas, tendo apenas seis aeronaves abatidas em combates ar-ar e nove aeronaves abatidas por fogo ou mísseis antiaéreos (Dados obtidos até 2018).

OS “TEEN FIGHTERS”:

GRUMMAN F-14 TOMCAT

Grumman F-14D TomCat

  • Caça bimotor, de dois lugares em tandem e de asa de geometria variável
  • Fabricante: Grumman Aerospace (depois Northrop-Grumman)
  • Primeiro voo: 21 de dezembro de 1970
  • Entrada em serviço: 22 de setembro de 1974
  • Retirada de serviço: 22 de setembro de 2006 (USN)
  • Produção: 1969 a 1991
  • Total construído: 712
  • Custo unitário US$ 38 milhões (1998)
  • Usuários: Marinha dos Estados Unidos (1974-2006), Força Aérea Iraniana (1980-presente)


McDONNELL DOUGLAS F-15 EAGLE (BOEING F-15E STRIKE EAGLE)
 
F-15C da USAF
  • Caça tático bimotor monoposto (A e C) e biposto (B, D e E Strike Eagle)
  • Fabricante: McDonnell Douglas (depois Boeing Defense, Space & Security)
  • Primeiro voo: 27 de julho de 1972; 11 de dezembro de 1986 (F-15E)
  • Estrada em serviço: 9 de janeiro de 1976; 30 de setembro de 1989
  • Status Em produção e em serviço
  • Produção: 1972 – presente (1985 – presente)
  • Número construído F-15A/B/C/D/J/DJ: 1.198 (F-15E: 420)
  • Custo unitário: F-15A/B: US$ 27,9 milhões (1998); F-15C/D: US$ 29,9 milhões (1998);   F-15E: US$ 32 milhões (1998), F-15K: US$ 100 milhões (2006).
  • Principais usuários: Força Aérea dos Estados Unidos, Força Aérea de Israel, Força Aérea do Japão, Real Força Aérea Saudita, Força Aérea da Coreia do Sul, Força Aérea de Singapura.
F-15E da USAF no Afeganistão





GENERAL DYNAMICS F-16 FIGHTING FALCON
 


  • Caça multifunção monomotor monoposto (F-16A, B e E) e biposto (C, D e F)
  • Fabricante: General Dynamics (depois Lockheed Martin)
  • Primeiro voo: 20 de janeiro de 1974 (não planejado); 2 de fevereiro de 1974 (oficial)
  • Entrada em serviço: 17 de agosto de 1978
  • Status: Em produção e em serviço
  • Produção:1973–2017, 2019 – presente
  • Número construído 4.604 (até 2018)
  • Custo unitário: F-16A/B: US$ 14,6 milhões (1998); F-16C/D: US$ 18,8 milhões (1998);   F-16E/F US$ 25 milhões (estimativa)
  • Principais usuários: Força Aérea dos Estados Unidos, Força Aérea de Israel, Força Aérea da Turquia, Força Aérea Grega, Força Aérea do Egito, Força Aérea do Chile e mais 20 outros usuários.

McDONNELL DOUGLAS F/A-18 HORNET (LEGACY)


  • Caça multifunção com capacidade de operar embarcado
  • Fabricante: McDonnell Douglas e Northrop (1974 – 1997); Boeing (1997 – 2000)
  • Primeiro voo: 18 de novembro de 1978
  • Entrada em serviço: 1º de julho de 1984 (USN); 7 de janeiro de 1984 (USMC)
  • Retirada de serviço: 1º de maio de 2018 (USN)
  • Status Em serviço
  • Produção: 1974 – 2000
  • Número construído F/A-18A/B/C/D: 1.480
  • Custo unitário: US$ 29 milhões (F-18C/D) (2006)
  • Usuários: Marinha dos Estados Unidos (histórico), Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, Real Força Aérea Australiana, Real Força Aérea Canadense, Força Aérea Espanhola, Força Aérea Suíça, Força Aérea Finlandesa, Força Aérea do Kuwait, Real Força Aérea da Malásia.



BOEING F/A-18 SUPER HORNET


  • Caça multifunção com capacidade de operar embarcado, desenvolvido a partir do McDonnell Douglas F/A-18 Hornet
  • Fabricante: Boeing Defense, Space & Security
  • Primeiro voo: 29 de novembro de 1995
  • Entrada em serviço: 2001
  • Status Em produção e em serviço
  • Produção: 1995 – presente
  • Número construído: 600 (até outubro de 2018)
  • Custo unitário: US$ 70,5 milhões (2017)
  • Usuários principais Marinha dos Estados Unidos, Real Força Aérea Australiana


Por Luiz Reis, Professor de História da Rede Oficial de Ensino do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, Historiador Militar, entusiasta da Aviação Civil e Militar, fotógrafo amador, brasiliense com alma paulista, reside em Fortaleza/CE. Luiz colaborou com Canal Arte da Guerra e atuou nos blogs da trilogia Forças de Defesa e do Blog Velho General, hoje faz parte da equipe do GBN Defense. Presta consultoria sobre História da Aviação.




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