A Embraer entregou à Força Aérea Húngara, nesta quinta-feira, sua segunda aeronave multimissão C-390 Millennium. A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Kecskemét, com a presença do ministro da Defesa da Hungria, Kristóf Szalay-Bobrovniczky, autoridades militares e executivos da Embraer, marcando mais um passo decisivo na modernização da aviação de transporte húngara.
A Hungria recebeu sua primeira aeronave no final de 2024. Desde então, o C-390 demonstrou desempenho consistente, executando uma ampla variedade de missões com taxa de conclusão superior a 99%. Com a chegada da segunda unidade, o país se torna o primeiro operador mundial do C-390 a completar todas as aeronaves previstas no contrato firmado com a Embraer.
Durante o evento, o ministro da Defesa destacou o impacto estratégico da aeronave para as capacidades nacionais. Segundo Kristóf Szalay-Bobrovniczky, o C-390 supre uma lacuna histórica da Força Aérea Húngara. Ele afirmou que o país “se torna mais forte e mais capaz” com a introdução plena da capacidade de transporte aéreo multimissão. “Muito obrigado a todos que contribuíram para este processo”, completou.
Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defense & Security, ressaltou a importância do marco para a empresa e para a parceria com a Hungria. Ele afirmou que o C-390 oferece desempenho superior, maior flexibilidade e custos reduzidos ao longo do ciclo de vida, qualificando a aeronave como uma solução estratégica para missões militares e civis. “Esperamos expandir nossa cooperação para apoiar a Força Aérea Húngara em todas as suas necessidades operacionais atuais e futuras”, disse.
Projetado como uma plataforma multimissão, o C-390 Millennium é capaz de executar tarefas de transporte e lançamento de cargas e tropas, operações de busca e salvamento, apoio humanitário, evacuação aeromédica e reabastecimento em voo. As aeronaves húngaras são as primeiras no mundo a operar com uma Unidade de Terapia Intensiva modular, no formato roll-on/roll-off, ampliando sua flexibilidade para missões críticas e humanitárias.
Com a frota completa, a Força Aérea Húngara passa a dispor de uma capacidade moderna, confiável e alinhada às demandas contemporâneas de resposta rápida e mobilidade estratégica, reforçando também a presença do C-390 no cenário europeu e dentro da OTAN.
GBN Defense - A informação começa aqui
.jpg)


.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário