sexta-feira, 12 de junho de 2020

MIG-35 adiciona novos recursos de auxílio ao piloto


O MIG-35, caça russo multirole de 4ªG++, tem adicionado novos recursos para auxiliar seus pilotos a voar com facilidade em situações diferentes e difíceis. Um desses recursos incorporados ao MiG-35 é o assistente de voz, que pode fornecer várias recomendações ao piloto durante uma situação difícil e potencialmente perigosa.

O piloto de testes da RAC-MiG, Dmitry Selivanov, disse que o novo assistente de voz, chamado oficialmente de "Rita", pode sugerir e até orientar o piloto sobre as medidas necessárias durante uma situação específica.

"Tudo no novo caça visa auxiliar o piloto diante de uma situação crítica, podendo até sugerir o que deve ser feito. Além disso, um sistema especializado está sendo desenvolvido, o que direcionará o piloto em situações difíceis. Nós a chamamos de "Rita", a comunicadora de voz. Sua voz permanece agradável e calma, mesmo que um incêndio atinja o motor. Ela não fala o tempo todo; ela apenas faz recomendações se o avião se aproximar de algumas restrições. Também são fornecidas orientações durante o combate", explicou Dmitry Selivanov.

Segundo Selivanov, a demonstração do novo assistente de voz nas mais recentes aeronaves de combate da MiG desenvolvidos nas variantes monoposto vem progredindo sem problemas. A situação mais difícil que um piloto provavelmente enfrentará no ar, atualmente está sendo testada no solo através de simuladores. Algumas das situações que estão sendo replicadas incluem o corte de um mecanismo ou a falha de um sistema chave.

"É claro que ninguém testaria essas emergências em voo. O mais importante é que o piloto de teste esteja sempre pronto para qualquer desenvolvimento. Para garantir isso, ele deve ser bem versado no equipamento técnico. Nada sério aconteceu com o MiG-35 ainda. Haviam apenas alguns problemas de rotina, que foram ajustados posteriormente", afirmou Selivanov.

Apresentado no Aero-India de 2007, o caça russo também esteve na disputa pelo contrato bilionário da Força Aérea Indiana (IAF), a qual pretendia adquirir um total estimado inicial de 126 aeronaves de combate, no qual o MiG-35 foi eliminado e o Dassault Rafale saiu vencedor, porém, o número ficou em apenas 36 aeronaves encomendadas, e já se estuda lançar um novo programa de aquisição de aeronaves, afim de atender a grande demanda da IAF para renovação de sua frota.

Após o revés na disputa indiana, os russos voltam com uma nova proposta afim de disputar o novo contrato da IAF, agora os russos da RAC-MIG alegam que o MiG-35 evoluiu muito desde a primeira disputa, tendo se tornado uma aeronave completamente nova, comparável aos seus principais concorrentes no mercado internacional. Vamos aguardar as avaliações e relatórios da IAF com relação as propostas e o desempenho dos vetores que disputam o contrato para substituir os veteranos MIG-21 indianos.


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com agências de notícias

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