segunda-feira, 1 de junho de 2020

1º de Junho - Dia do Guerreiro de Selva, uma homenagem ao Cel. "Teixeirão" e a todos nossos guerreiros.

Hoje o Exército Brasileiro comemora o "Dia do Guerreiro de Selva", data fixada em 1º de junho como uma justa homenagem ao nascimento do Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, mais conhecido como “Teixeirão” (1921-1987). Este bravo Guerreiro, nascido no sul do Brasil, era apaixonado pela Amazônia, e escreveu com grande louvor uma importante página da nossa história militar brasileira, tendo sido o primeiro comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), o qual esteve sob suas ordens entre 1964 a 1971. 

Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira

O Cel. Teixeira à época ainda major, atuou ativamente nos estágios de preparação do novo centro de instruções do Exército Brasileiro, participando do planejamento e implantação da Unidade. A implantação do CIGS foi um grande desafio em todos os sentidos, e exigiu de todos envolvidos naquela faina muita determinação, sendo um dos principais elementos que os movia nesta dura tarefa, era o amor pela Amazônia, levando os pioneiros do CIGS, como o coronel Teixeirão, a trabalhar dia e noite para tornar real toda a estrutura física e organizacional do CIGS, construindo o pilar de valores e sacrifícios que estão arraigados aquela organização militar, a qual possui toda uma mística que envolve o Guerreiro de Selva.

O Coronel Teixeira faleceu em janeiro de 1987, mas deixou um grande legado pela Amazônia, tendo sido ainda idealizador do Colégio Militar de Manaus nos idos anos 70, e mesmo após passar a reserva continuou defendendo nossa Amazônia. Em 1974, foi nomeado, pelo Presidente da República Ernesto Geisel, Prefeito da cidade de Manaus, cargo que ocupou até 1979. Após deixar o cargo de prefeito de Manaus, foi nomeado Governador do Território Federal de Rondônia e se tornou o primeiro Governador do Estado de Rondônia até 1985. Escrevendo em sua passagem política um grande legado desenvolvimentista para cidade de Manaus e o Estado de Rondônia. 

“Selva!”

O famoso brado de “Selva” tem sua criação atribuída ao Cel Teixeira. Conta-se que, na época de sua criação, mais especificamente em seus primeiros dias, o CIGS não dispunha de ficha de serviço de viatura, o que levava a sentinela a perguntar o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre recebia uma resposta apressada e precisa: “Selva!”. Era esse o destino. A resposta curta, tão repetida, fez-se saudação espontânea e vibrante, alastrou-se, expandiu o seu significado, ecoou por toda a Amazônia contagiando a todos com o mesmo ideal.

Hoje aos 96 anos do nascimento do Coronel “Teixeirão”, rendemos uma justa homenagem a esse Pioneiro Guerreiro  de Selva e a todos bravos Guerreiros de Selva que, assim como o pioneiro do curso, dedicam suas vidas com amor a defender a Amazônia brasileira.


Nós do GBN Defense e todos nós brasileiros, sabemos que nas matas ou no coração da selva, sempre estará um Guerreiro de Selva zelando pelo que é nosso. 

Podem pensar o que quiser, mas sabemos quem são nossos heróis, podem desejar tomar nossa Amazônia, mas jamais serão capazes de atentar contra nossa soberania, pois lá no meio da selva, onde muitos choram e o medo toma forma, temos a coragem, e a determinação do Guerreiro de Selva Brasileiro.

SELVA!!!! BRASIL!!!! 


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger