segunda-feira, 1 de junho de 2020

Segundo NAe chinês, "Shandong", mantém provas de mar diante de pandemia


O primeiro navio aeródromo construído na China, o Shandong, segundo navio aeródromo chinês, esta realizando provas de mar, segundo informou o Ministério da Defesa daquela nação, o qual tem realizado testes de seus sistemas e equipamentos, além de aprimorar o treinamento e qualificação da tripulação. 

Apesar da pandemia do COVID-19, que impactou severamente diversas marinhas ao redor do mundo, não afetou o cronograma de provas de mar do novo NAe, o qual segue à risca sua programação.

Comissionado no ano passado (2019) pelo presidente chinês, Xi Jinping, o Shandong representa a ascensão do país asiático como potência naval regional, demonstrando uma clara expansão nas capacidades de superfície e aeronaval chinesas, o que alimenta ainda mais as tensões com os EUA e outros países na região, sendo um novo elemento no jogo de interesses e poder.

Shandong, é o segundo porta-aviões (NAe) chinês a entrar em serviço, somando-se ao Liaoning, primeiro navio do tipo que foi fruto de uma manobra chinesa, que comprou o casco inacabado do "Varyag", um NAe que teve sua construção abandonada após o colapso da URSS, e foi vendido pela Ucrânia para um grupo chinês que havia informado que o mesmo seria transformado em hotel e cassino, porém, o navio após chegar a China foi totalmente remodelado e completado, se tornando o primeiro NAe da China.

Ambos NAe's são baseados no design soviético, o qual não conta com sistema CATOBAR, e sim emprega o conceito Sky-Jump. A propulsão de ambos navios é do tipo convencional.

A China tem buscado superar a hegemonia dos EUA no mar, para isso tem investido pesado na ampliação de sua força naval, impondo um ritmo de construção naval surpreendente, conseguindo lançar em curto espaço de tempo vários meios de diversas classes, e já possui a maior marinha do mundo em número de navios.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger