sábado, 25 de janeiro de 2020

ASPIRANTEX 2020 - Operações Aéreas, Leap Frog, Killer Tomato e muito mais na segunda etapa de nossa missão


foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense

Após suspendermos do Porto de Maceió na última segunda-feira (20), retornamos a rotina de intensos exercícios e qualificação e adestramento. Nesta segunda etapa de nossa comissão, realizamos uma série de operações aéreas, garantindo a qualificação de nossos pilotos e tripulantes. Nesta etapa foram realizados uma série de pousos e decolagens com o SH-16, tendo acompanhamento de um grupo de Aspirantes que revezaram nos circuitos de voo, conhecendo um pouco das particularidades do Esquadrão. O C.Alte Paulo Renato Rohwer Santos embarcou no "Guerreiro 34" e acompanhou parte dos voos com os Aspirantes. Nesta semana, ainda no contexto de emprego de meios aéreos, o VF-1 participou mais uma vez com duas aeronaves AF-1 (A-4KU) "Skyhawk", atuando como "agressores" no cenário de navegação sob ameaça aérea, além de realizar posteriormente missões de reconhecimento vetorados pela equipe do PHM "Atlântico", o qual conta com o poderoso radar ARTISAN 3D Type 997, capaz de cobrir uma área superior as 120 Milhas náuticas, realizando acompanhamento de múltiplos contatos, os classificando e monitorando, orientando a intercepção dos hipotéticos alvos. 

Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense
Mesmo com chuva e teto baixo, o EsqdHU-2 "Pégasus" estava pronto para cumprir sua missão voando suas aeronaves UH-15 "Super Cougar", mostrando a capacidade e preparo de meios e tripulações. 

foto Angelo Nicolaci - GBN Defense

Durante a segunda etapa, também foram realizados novos exercícios de Leap Frog e Light Line, dessa vez entre o PHM Atlântico e os navios de escolta, Corveta V-32 "Julio de Noronha"  e a Fragata F-43 "Liberal", enquanto o Navio Tanque (G-23) "Almirante Gastão Motta" realizava a faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM) com as fragatas (F-45) "União" e (F-42) "Constituição". Concluindo o adestramento das tripulações nesta importante faina, tendo em vista a importancia da logística e abastecimento dos meios no mar, sendo o Leap Frog e Light Line parte importantíssima para doutrina de TCL e TOM.

Aspirantes acompanharam o exercício de tiro real
Mas foi na quarta-feira (22) que aconteceu um dos exercícios mais esperados, o Tiro Real sobre "Killer Tomato", que consiste no lançamento de um alvo flutuante dentro de um perímetro seguro previamente estabelecido para o exercício, onde os navios que fazem parte do Grupo Tarefa (GT) realizam disparos com seus armamentos. No caso do "Dragão", como é carinhosamente chamado o "Atlântico", realizamos disparos com nosso canhões DS-30M de 30mm de bombordo, os quais realizaram um par de disparos singelos para aferição dos parâmetros de disparo, para então dar autorização para salva de 22 disparos contra o objetivo. Algo que chama atenção é a precisão do sistema, o qual possui sensores eletro-ópticos que fazem a aquisição, acompanhamento e travamento do alvo, um sistema que pode ser operado na estação local ou ainda no Centro de Operações de Combate (COC), conferindo grande precisão e simplicidade de operação do sistema, o qual pode contrapor ameaças de superfície e aéreas ao redor do "Atlântico", com cadência de 200 disparos por minuto, oferece uma significativa proteção ao mais moderno navio da esquadra.

Ontem pela manhã (23), os Aspirantes tiveram um dos momentos mais importantes de sua carreira, a escolha do "Corpo" ao qual irão integrar na Marinha do Brasil, momento muito importante e de grande tensão entre os alunos da Escola Naval, onde após preencher o formulário, os dados destes são enviados à Escola Naval, com a divulgação do resultado na próxima fase desta comissão.

Na tarde de ontem o "Grupo de Vistoria e Inspeção" (GVI) da Fragata "União" realizou uma demonstração da abordagem, simulando cenário de suspeita de ilícitos a bordo, onde o navio mercante (representado pelo "Atlântico") inicialmente se recusara a parar ao comando da Fragata, onde após uma escalada progressiva de força através de alertas pelo rádio, o "mercante" atendeu as ordens de parada total para o embarque do GVI. Dois Aspirantes foram incorporados a equipe e acompanharam o desafio de abordar um navio com emprego de uma lancha. Após cruzar a distancia entre a "União" e o "cargueiro", a equipe embarcou e rapidamente tomou o passadiço, realizando a inspeção dos tripulantes e verificação da documentação. Nesta fase, foi notada a ausência de dois tripulantes, os quis segundo relato do comandante, estariam na sala de maquinas, o que fez com que após dominar a situação no passadiço, parte da equipe realizasse uma varredura rumo a sala de maquinas, onde os dois membros da tripulação ofereceram uma breve resistência e logo foram dominados. Após finalizado o exercício, a equipe regressou ao "navio mãe" a Fragata (F45) "União". 

Ainda na tarde desta quinta-feira (23), os Aspirantes realizaram o Treinamento Físico Militar (TFM) no convoo, sendo importante aos futuros oficiais manter a forma e o preparo físico para exercer suas funções. Nesta manhã (24), durante a chegada à salvador, foi tocado exercício de navegação em canal varrido, onde a "Dragão", a "Liberal" e "União" formaram uma coluna guiada por um navio varredor que nos guiou em meio a uma fictícia zona minada. 

Atracamos no Porto de Salvador, onde neste final de semana o público poderá conhecer o maior e mais moderno navio da Marinha do Brasil. 

Prepare-se o GBN Defense esta preparando uma série de matérias e vídeos que irão trazer um conteúdo exclusivo, você terá acesso a mais completa cobertura de uma operação naval, conhecendo suas particularidades e facetas, com os principais exercícios e atividades durante essa edição da ASPIRANTEX 2020.


Abaixo você confere algumas imagens capturadas durante essa segunda etapa da ASPIRANTEX 2020.












Texto e imagens: GBN Defense - Angelo Nicolaci


GBN Defense - A informação começa aqui!

Share this article :

3 comentários:

  1. Muito bom parabéns pela matéria e informações

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ângelo excelente matéria, tenho 2 perguntas , a marinha algum dia vai usar essa " ponte " em algum treinamento ou só vai ficar de enfeite no navio? A outra pergunta é vc sabe se o navio já conta com a " sala " de comando e controle pra operações anfibias, forte abraço 👍🏻

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger