segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PROANTAR - Casa nova, sacrifício antigo e um sopro de esperança


Seja bem-vindo! O Brasil está de casa nova na Antártica. O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) está mais vivo do que nunca. Reinauguramos nossos sonhos, expectativas e desafios para os próximos anos no Continente Gelado. Eu estive lá no ano passado. Passei 17 dias no gelo. Pude constatar a grandeza da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Não é só mais uma base, agora mais ampla, moderna, tecnológica e com energia sustentável. Significa dizer para o mundo que valorizamos os pesquisadores brasileiros. Seguimos firmes e fortes como um dos 29 membros do Tratado Antártico. E vamos, sim, continuar participando das decisões sobre o futuro desse continente.


Muitos devem estar se perguntando: por que investir R$ 400 milhões na reconstrução da estação brasileira? A resposta é que saiu barato se analisarmos o custo-benefício.

Trata-se de uma região estratégica geográfica e politicamente. Inexplorada de forma econômica, por ser um continente neutro. Porém, fonte das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo. Onde se encontram 70% da água doce e 90% do gelo do planeta.


As soluções para grandes problemas da humanidade podem estar na Antártica. Falo do aumento da produção de alimentos, da cura do câncer e da fabricação de anticongelantes que podem ser utilizados na indústria aeronáutica. Sem falar nas mudanças climáticas, na preservação das espécies e em dezenas de descobertas científicas.

Para que a pesquisa seja possível na Antártica, a Marinha dispõe de um grupo base de 16 militares, dois navios polares e investe pesado no PROANTAR desde 1982. É com muito sacrifício, sim, que a pesquisa brasileira ganha um sopro de esperança.

Parabéns ao Programa Antártico Brasileiro!!! 

Viva a Marinha!!! 



Por Capitão-Tenente Fabrício Costa, Oficial da Marinha do Brasil, convidado pelo GBN Defense.



GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger