sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

ASPIRANTEX 2020 - O GBN Defense embarcou no "Atlântico"



No dia 9 de janeiro, foi dado início a operação “ASPIRANTEX-2020”, que reúne nesta edição 2.700 militares de diversas organizações militares (OM), dentre estes 244 aspirantes do 2º e 3º ano, que estão embarcados nos 11 navios empregados nesta operação, somando a atuação de 13 aeronaves, dentre as quais se encontram os caças AF-1 (A-4KU) “Skyhawk” do Esquadrão VF-1, que foram mobilizados para essa que é uma das mais importantes operações de treinamento e formação da Marinha do Brasil. O cenário escolhido para edição de 2020 é litoral do Nordeste.

Um grupo de Aspirantes acompanha exercício de Leap Frog
Inserida no âmbito da terceira fase da “Operação Amazônia Azul, Mar limpo é vida”, a ASPIRANTEX confere em especial aos alunos do 2º ano, a oportunidade de ter contato com as variadas atividades as quais desempenha a Marinha do Brasil, possibilitando a estes conhecer os aspectos que envolvem o trabalho de cada área, dando base pera que possam definir à qual corpo irão pertencer, podendo optar entre o Corpo da Esquadra, Intendência ou Corpo de Fuzileiros Navais.

No âmbito da “Operação Amazônia Azul, Mar limpo é vida”, os aspirantes poderão acompanhar o trabalho desenvolvido pelas equipes especializadas, as quais terão por missão monitorar os resultados obtidos pelas fases anteriores que responderam a agressão do nosso ecossistema marinho e os variados biomas atingidos pelo derramamento criminoso de óleo no litoral do Nordeste. Aos aspirantes que demonstrarem interesse, não sendo o objetivo da operação sua participação direta, sendo permitido a participação como voluntários nas atividades desenvolvidas, que visam minimizar os impactos negativos criados pelo ocorrido.

Nicolaci acompanha de perto a operação
O GBN Defense esta embarcado e acompanhando de perto todos exercícios e atividades a bordo do PHM Atlântico, a única mídia a acompanhar de perto toda ASPIRANTEX-2020. Nosso editor, Angelo Nicolaci, relata como foi essa primeira parte da Operação, a qual teve a duração de sete dias até a chegada ao primeiro porto de parada, Maceió no Alagoas.

“É muito bom poder acompanhar de perto todo trabalho realizado desde nossa recepção à bordo, a organização é algo que chama muito nossa atenção, no caso desta comissão, estou realizando um trabalho solo, sendo o único representante das mídias de defesa acompanhando os 21 dias de exercícios e atividades, onde tenho recebido o importante apoio da equipe do CCSM, que tem realizado um trabalho brilhante, produzindo um conteúdo de altíssimo nível. Nosso foco nesta primeira fase foi registrar as principais fainas e exercícios realizados nestes sete dias, e tem sido uma experiência muito enriquecedora, onde tenho aprendido muito com nossos homens e mulheres do mar”, disse Nicolaci.

Equipe do CCSM liderada pela Ten. Mônica
“Nós estamos trabalhando muito durante essa viagem, preparando vídeos exclusivos para alimentar nosso novo canal, o qual está sendo aprimorado para trazer ao nosso público um conteúdo ímpar, com objetivo de mostrar como de fato funcionam nossas forças armadas e compartilhar conhecimento. Este novo projeto que tem à frente nossa equipe Valter Andrade e Jair Aniceto, que estão dando forma ao nosso canal no Youtube. Esse trabalho tem como ponta pé inicial justamente a cobertura da ASPIRANTEX 2020, algo que une nosso tradicional compromisso mantido ao longo de 10 anos de muito trabalho como mídia especializada em defesa, com um momento de grande importância na carreira dos nossos futuros oficiais de Marinha, uma vez que essa operação tem como foco demonstrar na prática aos Aspirantes como atuam os vários Corpos da Marinha, os quais eles ao fim da viagem terão a oportunidade de escolher em qual irão seguir carreira”.

A primeira fase da ASPIRANTEX 2020 teve muita ação, dia e noite acompanhamos os mais complexos exercícios de adestramento e qualificação das tripulações envolvidas. No primeiro dia houve uma intensa movimentação de aeronaves dos esquadrões destacados, e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o emprego de meios aéreos, vendo in-loco como é toda preparação e execução das fainas, o que mobiliza todo navio quando é tocado “Postos de Voo”, no dia seguinte foi a vez de acompanhar exercícios de logística entre os navios envolvidos, com a realização de exercício de Leap-Frog, Light Line e TCL (Transferência de Carga Leve), importantes para garantir as capacidades operativas da Força Tarefa, simulando também ameaça de superfície dentre muitos outros exercícios que iremos apresentar aqui n GBN Defense, explicando como funcionam e sua importância para nossa Marinha do Brasil.

EsqdHI-1 prepara o "Garça" para FOTEX
“No último domingo (12), eu tive a oportunidade de participar da "FOTEX" e registrar imagens aéreas da Força Tarefa. Recebido pela equipe do 1º Esquadrão de Instrução (EsqdHI-1), pegando uma carona na porta do Bell Jet Ranger III, conhecidos como “Garça” na Marinha do Brasil, me possibilitando registrar belas imagens de nossa Marinha operando na imensidão de nossa “Amazônia Azul”, e Nicolaci continua, “Foi muito boa a experiência de voar com EsqdHI-1, desde a preparação do voo, briefing e o voo em sí, tiveram toda preocupação em nos possibilitar realizar nosso trabalho em total segurança”.

Alte Carlos Augusto discursa após Cerimonial à Bandeira
A ASPIRANTEX 2020 também foi cenário de despedida, onde o Almirante Carlos Augusto, Ministro Do Superior Tribunal Militar, realizou sua última viagem como oficial da ativa, marcando uma carreira de 51 anos de serviços em nossa Marinha do Brasil, aproveitando esse momento para compartilhar um pouco de suas experiências e conhecimento com os Aspirantes e Oficiais, ministrando palestras sobre temas importantes.

Mas o trabalho do Nicolaci não acabou ainda, em breve vocês vão conferir matérias inéditas e muita novidade com GBN Defense, entrevistas exclusivas e muito mais. Você pode conferir algumas imagens em nosso Instagram @geopoliticabrasil.




Abaixo colocamos algumas imagens que mostram o que esta por vir aqui no GBN Defense


Operações Aéreas


GRUMEC - A elite da Marinha do Brasil
Classe Niterói participa com três escoltas
"Guerreiros" do EsqdHS-1 - A elite no cenário ASW

Escolta na Força Tarefa

A importância da logística nas operações em alto-mar


GBN Defense – A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger