sábado, 18 de janeiro de 2020

Operação "Amazônia Azul - Mar limpo é Vida!" chega à 3ª fase, confira no GBN Defense


Na última quinta-feira (16), atracamos no porto de Maceió, Alagoas, onde foi dado inicio ao trabalho do contingente de  Fuzileiros Navais que encontra-se destacado a bordo do PHM "Atlântico, nesta 3ª Fase da Operação “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida!”, cenário em que esta inserida a "Operação ASPIRANTEX 2020", a movimentação tem iniciado logo nas primeiras horas da atracação, onde as guarnições realizaram toda preparação para seguir rumo as localidades de Feliz Deserto e Piaçabuçu, distante cerca de 100km de nossa posição, o destacamento de Fuzileiros Navais conta com viaturas e lanchas leves trazidas a bordo, que serão empregadas pelas equipes na revisitas de praias da região. O principal objetivo da ação é certificar que não há mais incidência do óleo que chegou as praias do litoral do Nordeste no segundo semestre de 2019, causando um enorme dano ambiental, o que desencadeou uma complexa operação de resposta que mobilizou vários meios de superfície e aéreo, além de resultar no envio de milhares de militares de vários OM's da Marinha do Brasil e demais forças.

Caso seja detectada alguma nova incidência de óleo, os militares realizarão a limpeza e recolhendo amostras que deverão ser enviadas ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, onde serão analisadas.

A operação que não se limita a Alagoas, ocorrendo em simultâneo ações nas localidades em que se encontram os demais navios que compõe a Força Tarefa destacada para "ASPIRANTEX 2020", desembarcando contingentes que se juntam ao efetivo dos coordenadores regionais e do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) em diversos portos da região Nordeste. O GAA é formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo e Ibama, tendo por objetivo a contenção e neutralização desse crime ambiental. 

Em Salvador, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”  atracou na última terça-feira (14), desembarcando um destacamento de Fuzileiros Navais que participam nas atividades da “Operação Verão – Mares Seguros e Limpos”, missão desenvolvida em conjunto com a Operação “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida!”, realizando inspeções no mar e em terra. 

O NDCC “Almirante Saboia” no âmbito desta operação tem programada escalas em Natal no ma próxima segunda-feira (20), e Fortaleza no dia 24 de janeiro, onde seu destacamento de Fuzileiros Navais irá realizar visitas em praias onde houveram incidência de óleo.

O GBN Defense irá entrevistar a Segundo-Tenente Liana, que compõe o destacamento de 160 Fuzileiros Navais que estão embarcados no PHM "Atlântico" conosco, para conhecer um pouco mais sobre as particularidades dessa nova fase da missão.

Na próxima segunda estamos suspendendo rumo a Salvador, onde chegamos no dia 24 de janeiro, e publicaremos mais informações sobre as operações desenvolvidas.


Texto e Imagens: Angelo Nicolaci

GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger