sábado, 25 de janeiro de 2020

Como o Kevlar evoluiu e protege quem nos protege


Diariamente, as forças policiais brasileiras estão expostas a uma série de riscos. Pesquisa recente do Monitor da Violência, parceria do Núcleo de Estudos da Violência da USP com o portal de notícias G1, aponta que 85 policiais da ativa morreram no país, no primeiro semestre de 2019, em situações de confronto – uma morte a cada dois dias, aproximadamente.



Homens e mulheres que atuam na polícia enfrentam diariamente ameaças em confrontos armados, ataques perfuro-cortantes e mesmo fogo. Em situações que muitas vezes levam frações de segundos, a blindagem de veículos policiais pode ser o diferencial entre a vida e a morte desses agentes. Por isso, eles merecem a melhor proteção possível.

A inovadora fibra de aramida DuPont™ Kevlar® tem sido componente de equipamentos de proteção de forças policiais e militares - como capacetes, coletes e blindagem de veículos há décadas.

Kevlar® é uma fibra polímerica leve e extremamente resistente inventada em 1965 pela pesquisadora da Estação Experimental da DuPont (Delaware, Estados Unidos), Stephanie Kwolek, a partir da extrusão de uma solução líquido-cristalina do polímero de Kevlar® (poli-para-fenileno-tereftalamida, PPTA) em ácido sulfúrico.


Mas afinal, como após mais de cinco décadas esse material continua sendo considerado inovador? A resposta está na sua trajetória: Kevlar® nunca parou de evoluir. A DuPontTM, empresa presente em mais de 90 países e com know-how de mais de 200 anos em segurança, tem investido continuamente em tecnologia e inovação para oferecer soluções de acordo com os novos riscos que surgem à vida de agentes policiais.

Dessa forma, Kevlar® continua se reinventando e evoluindo. O material, cinco vezes mais resistente que o aço, tem mais de 10 sub-tipos, voltados a atender de maneira otimizada às mais diferentes aplicações. Um dos exemplos é o Kevlar® 29, que protege de pessoas a veículos em situações de confronto. O Kevlar® KM2 e KM2 Plus também foram criados para oferecer proteção balística de alto desempenho em transportes policiais.

É importante destacar que a versatilidade de Kevlar® possibilita a blindagem de pontos específicos em veículos, o que permite a cada força policial definir o ganho em segurança para se adequar a seus objetivos.

Neste link, é possível ver um teste de um veículo blindado com Kevlar®. Foram efetuados 230 disparos e nenhum projétil ultrapassou a blindagem. É essa proteção que oferecemos às forças policiais brasileiras, sempre tendo em mente o objetivo principal de nossos esforços: proteger vidas.



Por Marcelo Fonseca - Líder do Negócio de Defesa DuPont para América Latina

GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger