domingo, 19 de janeiro de 2020

Análise GBN Defense - Caminhão colide com helicóptero do CIOpAer no Acre


Neste sábado (18) um acidente inusitado ocorreu em Rio Branco no Acre, onde uma colisão na BR-364 entre um helicóptero operado pelo CIOpAer (Centro Integrado de Operações Aéreas) foi atingido por um caminhão enquanto se preparava para decolar. O caso tem sido objeto de muitas discussões, onde se tem levantando alguns questionamentos sobre os procedimentos de segurança nas operações de aeronaves naquele tipo de cenário.

As imagens que ganharam as redes sociais e grupos de discussão, mostram o momento em que a aeronave Helibrás AS-350B2 (Esquilo) "Harpia 01" do CIOpAer do Acre, foi atingida pelo baú de um caminhão que realizava um retorno no momento em que a aeronave se preparava para decolar. O acidente ganhou rápida repercussão, levando nossa equipe a esclarecer alguns pontos neste acidente.

O caso é bastante incomum, onde a aeronave operando fora de aeródromo, desperta uma especial atenção a segurança neste tipo de operação, requerendo especial atenção aos procedimentos. Conforme é possível ver no trecho do vídeo que foi divulgado, havia um balizador durante a operação, o qual em sua avaliação não identificou riscos para aeronave e se direcionou para esta que ainda estava em preparativos para decolagem, foi nesse momento que ocorreu o sinistro, com caminhão entrando desatento ao fato da aeronave acionada no retorno e atingiu as pás do rotor. 

Neste cenário cabe apenas uma breve e superficial análise, principalmente devido a limitação que temos pelas imagens que tivemos acesso e o relato dos envolvidos no acidente, mas nos cabe salientar alguns procedimentos de segurança que poderiam ter evitado tal ocorrência. Dentre estes, há um claro erro de avaliação de risco pelo balizador, que nas imagens se dirige para aeronave antes que a mesma de fato esteja deixando o solo, o que abre uma curta janela de tempo que resultou no sinistro, uma melhor avaliação de risco poderia ter evitado o acidente. Outro ponto de bastante relevância é a ausência de sinalização visual na via, a qual segundo informações da Secretária de Segurança do Acre, não se mostrava necessária devido a realização de uma operação policial no local, o que no entendimento dos envolvidos seria suficiente. Porém, devido aos risco inerentes a operações com asas rotativas fora de aeródromos e heliportos que atendam ao requisitos mínimos de segurança, requerem toda atenção possível, e exigem um protocolo próprio de segurança. Neste cenário todo cuidado é pouco, e naquela situação o mais indicado seria a interdição do fluxo de veículos nos dois sentidos da rodovia até que a aeronave decolasse, minimizando vertiginosamente os risco de colisões como a ocorrida. 

Não nos cabe julgar ou apontar culpados para o ocorrido, principalmente pelo fato de ainda não ter sido emitido o relatório de acidente aeronáutico, o qual traz em seu teor as principais causas que levaram a essa ocorrência, nosso objetivo é atentar para as questões inerentes à segurança do voo e a operação segura de aeronaves de asas rotativas em zonas urbanas fora de locais destinados a essa operação. O acidente passa a ser um importante case para avaliação de concepção de novos protocolos de segurança, determinando novos procedimentos de segurança para operações naquele cenário, evitando futuras ocorrências como a registrada nas imagens deste sábado (18).

Quanto a aeronave, o "Harpia 01" deverá passar por um extenso processo de avaliação dos danos, onde o choque gerado pela colisão pode ter causado severos danos a transmissão da aeronave, além dos custos de substituição das pás do rotor e demais componentes avariados pela colisão.


Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio, leste europeu e América Latina, especialista em assuntos de defesa e segurança, membro da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR), Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ) e Associação de Amigos do Museu Aeroespacial (AMAERO).


GBN Defense - A informação começa aqui 



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger