quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Irã entrega à Marinha novo míssil de cruzeiro



O Irã informou nesta quarta-feira (28) o inicio da produção em larga escala de seu novo míssil de cruzeiro desenvolvido no país, desenhado para atingir alvos navais a nova arma é capaz de destruir navios de guerra. O Ministro da Defesa, General Ahmad Vahidi, informou que um número não especificado destes novos mísseis foram entregues aos militares iranianos e à divisão naval da Guarda Revolucionária, a qual tem como missão defender as águas territoriais do Irã.

O novo míssil, chamado de Ghader ( Capaz em Farsi), possui alcance de aproximadamente 200 km, voando em pefil baixo, o que dificulta sua detecção e interceptação. O Ghader apresenta a capacidade de tirar de combate grandes navios, segundo Vahidi, sugerindo que o mesmo é uma resposta a forte presença naval americana no Golfo Pérsico.

As novas capacidades militares do Irã tem elevado a tensão com o Ocidente, que observa com atenção as capacidades desenvolvidas pelo Irã, em especial o polêmico programa nuclear Iraniano, que gera incertezas sobre a real intenção iraniana em relação aos fins de seu programa, pairando o temor da obtenção de armas nucleares pelo Irã.

Apesar das negativas do governo de Teerã, os EUA e seus aliados temem o desenvolvimento de armas nucleares, o que leva a AIEA, agência da ONU incubida de monitorar atividades nucleares, á olhar com receio e cautela as atividades naquele país.

Somando a estes fatores, o Irã hoje possui mísseis de curto e médio alcance em seu arsenal com capacidade de atingir Israel e bases americanas no Oriente Médio em um eventual ataque nuclear.

O Irã se defende afirmando que o desenvolvimento de sua tecnologia e capacidades militares tem como única intenção a defesa de sua soberania frente à ameaças externas.

Fonte: Geopolítica Brasil com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger