terça-feira, 20 de setembro de 2011

Otan estuda fim de operações na Líbia



O ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, afirmou nesta terça-feira que a Otan, a aliança militar do Ocidente, pediu que a missão militar na Líbia dure mais três meses.

"A Itália ainda não decidiu, colocaremos as bases à disposição, mas a ideia é participar cobrindo parte das despesas com reservas do Ministério", disse La Russa, explicando a posição que deve ser tomada por Roma.

"É claro que não é certeza que a missão dure três meses, pode ser até menos", afirmou.

O ministro ressaltou que "a intervenção na Líbia também é um tema de enfrentamento político e ideológico".
A Itália colocou à disposição da Otan suas sete bases aéreas para a operação militar na Líbia, cujo objetivo, segundo os países responsáveis pela missão, é proteger os civis dos confrontos entre rebeldes e forças leais ao ditador Muammar Gaddafi.

Já na Grã-Bretanha a intenção é permanecer na Líbia até o apagar dos holofotes do governo de Kadhafi.

A ação militar da Otan na Líbia "vai durar o quanto for necessário", afirmou o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, nesta terça-feira, contradizendo o líder deposto Muammar Gaddafi.

O comentário foi feito durante entrevista à Sky News, de Nova York. Ele respondia ao discurso em áudio de Gaddafi, transmitido por uma televisão síria, em que o ex-líder líbio afirmava que "os bombardeios de aviões da Otan não vão durar".

Fonte: GeoPolítica Brasil com agências de notícias
Share this article :

2 comentários:

  1. "A ação militar da Otan na Líbia vai durar o quanto for necessário, afirmou o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague"

    Na minha opinião isso significa que mesmo que o Gaddafi seja capturado ou assassinado, a otan continuará agindo de alguma forma, do mesmo modo que ocorreu com Saddam Hussein /Iraque.

    A tendência, segundo alguns teóricos da conspiração é que essa guerra se estenda ao solo, e que siga também para outros países como a Siria o que poderia causar um grande conflito no oriente médio e consequentemente a participação de outros países (uma III guerra mundial).

    Difícil acreditar nisso, mas acho possível...

    ResponderExcluir
  2. Na verdade " enquanto for necessário " quer dizer: "enquanto eles tiverem dinheiro e petróleo " estaremos por lá...

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger