quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brics não estão a fim de briga, diz chanceler da Rússia



A Rússia e os demais países emergentes conhecidos pela sigla "Brics", criticados por potências ocidentais por estarem supostamente obstruindo ações a respeito da Síria e de outras questões, não estão a fim de briga, disse o chanceler russo na terça-feira.

Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) resistem às tentativas do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para impor sanções à Síria devido à repressão contra os protestos pró-democracia nos últimos seis meses.

Mas, no discurso anual da Rússia à 66ª Assembleia Geral da ONU, o chanceler Sergei Lavrov negou que os cinco grandes emergentes estejam querendo armar confusão.

"Os Brics não visam o confronto com ninguém", disse ele. "Sua meta é melhorar a colaboração multilateral produtiva a fim de tratar dos problemas urgentes do mundo contemporâneo."

Por coincidência, os cinco Brics ocupam atualmente vagas no Conselho de Segurança, onde conseguem resistir às iniciativas dos EUA e da Europa para impor sanções à Síria. Dos cinco, só a Rússia e a China têm poder de veto.

Alguns diplomatas ocidentais se queixam de que os Brics têm cada vez mais favorecido políticas não intervencionistas em crises como as da Líbia, da Síria e de outros países.

Esses países, por exemplo, acusaram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de extrapolar o limite do mandato da ONU na Líbia, embora a África do Sul inicialmente tenha votado a favor da resolução do Conselho de Segurança, em março, que autorizou operações da Otan para proteger civis na Líbia.

Lavrov repetiu as críticas dos Brics no seu discurso. "As tentativas de ir além do mandato do CS-ONU (Conselho de Segurança) são inaceitáveis, já que abalam sua autoridade e multiplicam o sofrimento de civis inocentes", afirmou.

"Quanto à Síria", prosseguiu, "é inadmissível boicotar propostas de diálogo nacional, alimentar o confronto e provocar a violência, mas negligenciando as reformas --embora tardias, ainda alcançáveis-- propostas pelo presidente Bashar al Assad".

Potências ocidentais pretendem apresentar em breve ao Conselho uma proposta de resolução condenando Damasco e ameaçando a Síria com futuras ações caso a repressão não pare. Segundo diplomatas europeus, há a expectativa de que essa resolução seria mais palatável aos Brics.

Fonte: Reuters
Share this article :

1 comentários:

  1. Podem não estar a fim de brigas, mas lendo as notícias anteriores, podem acabar forçados a participarem de uma pela própria defesa...

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger