segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Opep reconhece rebeldes líbios como autoridade legítima do país

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) reconheceu nesta segunda-feira o CNT (Conselho Nacional de Transição), o órgão político dos rebeldes líbios, como governo representativo do país, de acordo com informações da emissora de TV Al Jazeera.

"A Opep reconhecerá o CNT e eles terão o mesmo assento [que o regime líbio]", afirmou Abdullah Badri, secretário-geral da organização em fórum, citado pela rede.

O reconhecimento da Opep veio alguns dias depois da Assembleia Geral da ONU aprovar o pedido do governo insurgente de receber o assento da Líbia no órgão em votação na sexta-feira.

Desde a última reunião dos países-membros em Junho, a Arábia Saudita e países aliados do Golfo na Opep aumentaram sua produção de petróleo para compensar as perdas causadas pela paralisação na indústria líbia por conta das revoltas.

Badri afirmou que tais países devem diminuir sua produção gradativamente até retornar aos níveis apresentados antes de fevereiro, quando tiveram início as manifestações contra o ditador, Muammar Gaddafi.

Segundo ele, a produção líbia de petróleo pode voltar ao que era antes dos conflitos internos dentro de 15 meses nas regiões mais centrais, enquanto outras áreas devem levar mais tempo.

Algumas refinarias já voltaram à ativa na Líbia, mas não se sabe ao certo quanto tempo levará para voltarem a produzir o total de 1,6 milhão de barris por dia, como antes das revoltas.

Fonte: Folha


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger