quarta-feira, 22 de junho de 2011

É preciso melhorar os recursos orçamentários para a área militar brasileira


Si vis pacem, para bellum é uma antiga e sábia expressão latina que significa "se queres a paz, prepara-te para a guerra" – porque ela sempre vem. Infelizmente, nossos governantes, ao longo da nossa história, se embriagaram com a estupidez de achar que o pacifismo e o não imperialismo nacionais imunizariam o Brasil contra as guerras, como se essa fosse uma decisão exclusivamente unilateral.

Se por um lado o Brasil se orgulha de ser um país pacifista, de honrar os lemas "ordem e progresso" da sua bandeira nacional e de se tornar uma potência mundial, por outro se esquece que a soberania nacional tem um elevado custo e a história demonstra que o povo que não estiver disposto a lutar pela sua paz não a merece. Desde o término da Guerra do Paraguai (1870), o destino nos tem proporcionado o usufruto de um período sem guerras, que estamos retribuindo com a ingratidão de lançarmos nossas Forças Armadas ao ostracismo operacional.

Nesse interregno, tivemos na Segunda Guerra Mundial um vergonhoso episódio do despreparo militar nacional, pois a participação da nossa Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquele conflito armado foi salva exclusivamente pela bravura e heroísmo dos nossos pracinhas. Entretanto, se são eles os únicos brasileiros em mais de 100 anos que realmente combateram na guerra em defesa do país, hoje não recebem nem sequer a devida reverência da pátria amada.

Atualmente, sob o ponto de vista de emprego militar para a defesa nacional, as Forças Armadas brasileiras são não operacionais. Isso significa que são capazes de lutar, mas não de vencer, porque tropas operacionais são forjadas nas lides do emprego em combate e não dentro dos quartéis. Esse é o contexto das Forças Armadas brasileiras, cuja situação é idêntica ao cirurgião que nunca operou, ao engenheiro que nunca construiu, e pior, ao militar que nunca combateu. Pois os nossos atuais comandantes militares, em suas longas carreiras profissionais, nem sequer viveram o "bom combate" como os nossos queridos e corajosos pracinhas, conquanto ostentem medalhas, muitas medalhas.

Inúmeros são os problemas desse quadro de falência múltipla, como: destinação às Forças Armadas de ínfimos recursos orçamentários, majoritariamente empregados em despesas com pessoal e custeio; política nacional de defesa historicamente desencontrada e retórica; defasagem doutrinária de emprego militar; sucateamento do arsenal e indústria bélicos; crescente defasagem e dependência tecnológicas; obscuridade nos gastos com aquisição de equipamentos militares exclusivamente à mercê de critérios políticos e personalistas; deficiências de integração tático-operacional no emprego em conjunto dos elementos de combate das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica); desvio funcional e priorização de atividades subsidiárias em detrimento das operacionais; cultura de valorização da atividade meio e esvaziamento da atividade fim; poder militar nacional superdimensionado, estruturado exclusivamente em ilhas de excelência das Forças Armadas; grave evasão, notadamente dos quadros de oficiais; e fuga dos jovens da carreira militar, que, embora vocacionados, acertadamente não se submetem a uma vida indigna de baixos vencimentos.

Essa conjuntura de flagrante vulnerabilidade do poder militar do país, além de comprometer a soberania nacional, inviabiliza a pretensão internacional dos nossos governantes de levar o Brasil a conquistar assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como membro permanente. Pura ingenuidade imaginar que o seleto grupo das maiores potências bélicas do mundo (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) aceitará o ingresso de um membro com poder militar não operacional, como o Brasil. A comemorar, apenas o patriotismo exacerbado dos militares brasileiros, submetidos aos imperativos de uma vida totalizante, de renúncia e dedicação exclusiva ao país, embora marcada por indesejáveis privações impostas à família militar. Portanto, há muito por fazer, a começar pela rediscussão do papel constitucional das Forças Armadas brasileiras e do assistencialista serviço militar obrigatório, pois guerras não são vencidas apenas com o patriotismo de bravos soldados, mas por Forças Armadas profissionais e operacionais.

Fonte: Estado de Minas
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1 comentários:

  1. Concordo. Mas de 80% do orçamento das forças armadas é com folha de pagamento e desses 63% é com inativos e pensionistas (filhas solteiras, viúvas, reservistas do NB ...)o que garante ao contribuinte que os gastos com a folha serão os que, efetivamente, irão aumetar.
    Tendo em vista que os gastos com defesa são o segundo orçamento perdendo apenas para os com a saúde acho bem mais proveitoso gastar com saúde para a população do que com soldos dos militares e de suas filhas, filhos, viúvas...
    Alguém pode me explicar se a previdência dos militares é superavitária?

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