quinta-feira, 30 de junho de 2011

EUA impõem sanções a Síria e Irã por abusos a direitos humanos


O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos disse na quarta-feira que irá impor sanções às forças de segurança da Síria por causa de abusos a direitos humanos e ao Irã por apoiar o regime sírio.

O Tesouro citou quatro importantes divisões das forças sírias que teriam congelados eventuais bens sob jurisdição dos EUA e com os quais os norte-americanos ficam proibidos de terem relações comerciais.

"As ações de hoje (quarta-feira) se somam aos esforços do governo (dos EUA) para pressionar (o presidente sírio Bashar) al-Assad e seu regime a acabar com o uso da perversa violência", disse David Cohen, subsecretário-interino do Tesouro para assuntos de terrorismo e inteligência financeira.

Há dúvidas sobre o efeito prático das sanções, já que dificilmente as forças sírias teriam bens sob jurisdição dos EUA.

Mas Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado, disse que as sanções "também limitam a capacidade de outras companhias e investidores internacionais de fazer negócios com eles."

"O que é mais importante, passa uma mensagem de que estamos vendo as ações desses indivíduos, e não só observando-os como tomando ações contra eles."

Irã e Síria são principais suportes do terrorismo

..Irã e Síria são os "principais suportes do terrorismo", denunciou nesta quarta-feira John Brennan, o principal assessor sobre terrorismo do presidente americano, Barack Obama, durante a apresentação da nova estratégia antiterrorista americana.

"Por esta razão vamos seguir utilizando todas as ferramentas de nossa política exterior para evitar que estes regimes e organizações ameacem nossa segurança nacional", afimou Brennan.

Segundo Brennan, os Estados Unidos admitem que "há vários países e grupos que apoiam o terrorismo e se opõem aos interesses americanos", disse Brennan durante uma conferência na Universidade Johns Hopkins.

Tanto Irã como Síria apoiam o movimento xiita libanês Hezbollah, um grupo que os Estados Unidos qualificam de terrorista.

Os EUA condenaram recentemente em diversas ocasiões o governo sírio por sua brutal repressão contra os manifestantes que protestam contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Os Estados Unidos e parte da comunidade internacional acusam o Irã de tentar adquirir armas atômicas se escondendo em um programa nuclear civil, o que Teerã sempre desmentiu.

O programa nuclear iraniano foi condenado por seis resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, quatro das quais incluem sanções econômicas e políticas. Estados Unidos e União Europeia também adotaram suas próprias sanções econômicas e políticas.

Fonte: Reuters / AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger