quinta-feira, 30 de junho de 2011

China pede calma ao Vietnã sobre disputa marítima


Um militar chinês de alto escalão pediu ao Vietnã que apazigue o descontentamento público e evite um aumento da tensão entre os dois vizinhos comunistas, informou um jornal oficial chinês nesta quinta-feira, após semanas de tensões no Mar do Sul da China.

Os comentários, em parte um alerta e em parte uma tentativa de melhorar os laços, foram feitos por Ma Xiaotian, vice-chefe do Comando Geral do Exército de Libertação Popular, em um encontro com autoridades da Universidade de Defesa Nacional do Vietnã, informou o Diário do Exército de Libertação.

Ma não mencionou diretamente uma recente disputa no Mar do Sul da China, mas esse era claramente o foco de seus comentários.

Ma disse "esperar que o Vietnã conduza as questões sensíveis de forma adequada e oriente corretamente a opinião pública e o sentimento popular", disse o jornal chinês.

"Parem de permitir que as questões cresçam e piorem, e evitem complicar problemas de forma que se tornem multilaterais e internacionalizados", disse Ma aos visitantes vietnamitas em comentários parafraseados pelo jornal.

A relação entre a China e o Vietnã vem sofrendo tensões no último mês por conta de uma disputa de longa data sobre a soberania no Mar do Sul da China, onde os dois países, além de outros, reivindicam o domínio sobre pequenas ilhas.

O Vietnã permitiu manifestações durante a disputa em frente à embaixada chinesa em Hanói, uma rara expressão popular de oposição à China sancionada oficialmente no país. A China é uma antiga vizinha e rival do Vietnã, e os dois países se enfrentaram em uma breve guerra em 1979.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger