terça-feira, 12 de julho de 2022

Para agregar novas capacidades às Forças Armadas, autoridades da Defesa discutem projetos de ciência, tecnologia e inovação


 Para discutir a gestão de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) empregáveis pelas Forças Armadas, ocorre a 20ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (Repid). O evento realiza-se entre 11 e 13 de julho, no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro, RJ. Ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa são o escopo da 20ª Repid.

Na ocasião, debatem-se, especialmente, as ações da parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que buscam soluções científico-tecnológicas e inovações para relacionados à Defesa e ao desenvolvimento nacional.

Além disso, autoridades da Defesa atualizam-se sobre a situação e a evolução de projetos em andamento. Eles também avaliam novos projetos e compartilhamento informações, experiências, lições aprendidas e conhecimento entre as diferentes instituições de CT&I militares.

Três projetos, sendo um de cada Força, foram apresentados para fazer parte da Carteira de Projetos da REPTID. O da Marinha é o Criptoken, que permite a comunicação segura entre as organizações militares das forças singulares e em operações conjuntas. O do Exército é o Centro de Manufatura Aditiva, que visa o desenvolvimento de insumos nacionais para manufatura aditiva e procedimento de configuração de equipamentos de manufatura aditiva. O projeto da Força Aérea é o Desenvolvimento de ferramentas avançadas de Apoio a decisão em tempo real para ensaios em voo (FAEV).

O Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e Presidente da Repid, Marcos Rosas Degaut Pontes, abriu oficialmente a reunião. Em discurso, ele salientou que o Ministério da Defesa busca, continuamente, incrementar a autonomia, a inovação e a prontidão tecnológica das Forças Armadas. Além disso, ele afirmou que a Pasta almeja contribuir com o desenvolvimento científico-tecnológico nacional, com a geração de emprego e renda, com o desenvolvimento socioeconômico do País e com o incremento da projeção geopolítica do Brasil nos cenários regional e internacional.

A Repid

A Repid ocorre anualmente, sob coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD). Conta com a participação de autoridades do MD, bem como das Forças Singulares e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A organização da Repid é feita por rodízio pelas três Forças Singulares. Prevê-se que a próxima edição seja sediada pela Força Aérea Brasileira, em julho de 2023, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).


Fonte Ministério da Defesa

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger