sábado, 16 de julho de 2022

ICEYE expande leque de negócios, oferecendo agora missões espaciais completas

 


A empresa finlandesa ICEYE, operadora da maior constelação de satélites de imageamento radar (SAR-Synthetic Aperture Radars, ou Radares de Abertura Sintética) do mundo, oferece agora a seus clientes missões completas de satélites, algo extremamente atraente para usuários que pretendam dispor de capacidades próprias e dedicadas nesse campo. A partir de agora, usuários governamentais e privados podem adquirir seus próprios satélites de imageamento radar da ICEYE e operá-los de forma independente, ou contratar a empresa para gerenciar todo o sistema.

No contexto brasileiro, várias entidades/empresas são clientes potenciais dessa modalidade de emprego, atraídas pela possibilidade de ter para seu uso, exclusivo e otimizado, satélites SAR. Igualmente chamativo é o fato de que, para isso, não será necessário estabelecer uma onerosa estrutura para o gerenciamento do sistema — o que incluiria, além de equipamentos sofisticados, a formação e o treinamento de uma equipe dedicada —, já que isso seria de responsabilidade da própria ICEYE.

Ana Paula Cordeiro, Diretora Regional da ICEYE para a América Latina para o desenvolvimento de negócios e vendas, está focada em estabelecer a empresa no Brasil e tornar o país um Hub para a América Latina. “Queremos trazer o Brasil para o protagonismo que ele merece no segmento New Space. Vemos na região um grande potencial intelectual com diversas possiblidades de desenvolvimento de novas tecnologias”.

A grande vantagem dos satélites SAR é o fato de que a coleta de imagens da superfície da Terra, independe das condições meteorológicas ou de iluminação. Em outras palavras: não importa se é dia ou noite, se o tempo está ensolarado, nublado ou mesmo chuvoso: o resultado são imagens claras e de alta definição, prontas para uso.

Há pouco mais de dois meses, foram lançados ao espaço dois satélites SAR adquiridos pelo Brasil à ICEYE. Batizados de Carcará I e Carcará II, eles fazem parte do segmento Lessonia do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que é conduzido sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB). Esses satélites têm aplicações duais, ou seja, tanto no campo militar quanto no civil.

No campo civil, em particular, as imagens coletadas pelos satélites serão úteis para instituições, como os Ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Infraestrutura, da Justiça, das Minas e Energia, etc. Elas facilitarão imensamente tarefas como resposta e recuperação por ocasião de catástrofes naturais, socorro humanitário e monitoramento de mudanças climáticas, além da detecção e enfrentamento de ilícitos como desmatamento ilegal e contrabando e de aplicações em hidrologia, cartografia, estudos urbanos, controle ambiental e agricultura. Essa variedade de usos é exatamente um dos pontos mais importantes para a captação de novos clientes pela ICEYE, sobretudo agora, quando é oferecida a possibilidade de se contratar missões completas, incluindo a operação de todo o sistema.


GBN Defense - Informação começa aqui

Com informações da G&A Comunicação 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger