terça-feira, 12 de julho de 2022

Os bastidores de um desembarque anfíbio, conversamos com CMG (FN) Max, comandante do GRUCON



No período entre os dias 28 de junho e 8 de julho, a Marinha do Brasil realizou um dos mais complexos e importantes exercícios do seu calendário, a ADEREX-Anfíbio 2022, ocasião na qual foi possível exercitar a capacidade de projeção de força sobre terra através do desembarque anfíbio, manobra que exige total sinergia entre os meios da Esquadra, Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e Força Aeronaval.

E aproveitamos o cenário para conversar com o Comandante do Grupo de Controle (GRUCON), CMG (FN) Max Guilherme de Andrade e Silva, que nos explicou um pouco sobre os desafios de uma incursão anfíbia, e mais uma vez o GBN Defense compartilha um conteúdo ímpar com você leitor.


GBN Defense: Primeiramente agradecemos em nome de nosso público pela oportunidade de mostrar ao leitor um pouco mais sobre a realidade das operações militares, em especial aqui, o trabalho de nossa Força de Fuzileiros da Esquadra.

Acho interessante começarmos Comandante, falando sobre os desafios que representam uma operação de desembarque anfíbio representa, poderia nos falar um pouco sobre eles?

CMG (FN) Max: Com certeza as Operações Anfibias são as umas da mais complexas Operações de Guerra Naval.  

Projetar poder sobre terra é uma das  tarefas básicas do Poder Naval, que abrange desde a presença de forças até a realização de operações navais, e ações que incluem a transposição da influência sobre áreas terrestres por meio de operações de ataque, operações anfíbias e operações especiais. Portanto desde seu planejamento até a execução são diversos e complexos os desafios .


GBN Defense: Quais as características e objetivos de uma incursão anfíbia?

CMG (FN) Max: A Incursão Anfíbia é uma das modalidades de Operações Anfíbias.  Tais Operações compreendem uma rápida penetração ou ocupação temporária de um objetivo em região litorânea hostil ou potencialmente hostil, seguida de uma retirada planejada, com um ou mais dos seguintes efeitos desejados: destruir ou neutralizar material e instalações; criar uma diversão tática; inquietar o inimigo; elevar o moral da tropa (propósito psicológico); apoiar forças amigas; reconhecer uma área e obter informações; e capturar, evacuar e resgatar pessoal e/ou material.

GBN Defense: Sabemos que uma operação de desembarque anfíbio é dividida em fases, quais são essas fases, e quais os momentos mais criticos neste tipo de missão?

CMG (FN) Max: As Operações Anfíbias possuem cinco (5) fases, sendo elas o Planejamento, Embarque, Ensaio, Travessia e o Assalto propriamente dito. Todas as fases possuem seu grau de importância e complexidade. Entretanto considero a travessia e o assalto propriamente dito, como os momentos mais criticos e de maior complexidade.


GBN Defense: Como é feita toda a logística de uma operação dessa complexidade?

CMG (FN) Max: As Incursões Anfíbias são operações de curta duração das ações. Normalmente a Força de Incursão já infiltra com boa parte de sua capacidade logística, evitando assim um maior  esforço logístico em terra. 

Para essa Operação o componente de apoio de serviço ao combate contou com uma Área de Apoio e Serviços com as seguintes classes de suprimentos:

Classe I – Material de Subsistência.

Classe III – Combustíveis e Lubrificantes.


GBN Defense: Qual foi o tema tatico neste exercício?

CMG (FN) Max: O tema tático da Aderex foi uma incursão anfíbia com o objetivo de retirar nacionais com a finalidade retornarem ao seu país de origem.

GBN Defense: Quais meios foram empregados? Quantos homens ao todo participam da manobra?

CMG (FN) Max: Neste exercício ADEREX- Anfíbio 2022, foi mobilizado um efetivo total de 354 militares, com intuito de realizar diversos exercícios relacionados a capacidade anfíbia, como: Operação de Esclarecimento e Anfíbias, Ações de Superfície, Ações de Defesa Aeroespacial, Guerra Eletrônica, ações de caráter estritamente militar, afim de elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e do Corpo de Fuzileiros Navais, e para isso foram mobilizados os seguintes meios:

Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE)

-08 Vtr 5 ton

-08 Vtr Anfíbias (CLAnf)

-04 Vtr Blindadas (PIRANHA)

-05 Vtr 1/2 Ton

-05 Vtr leves

-02 Obuseiros 105 mm


Meios da Esquadra: 

-01 Navio Multiproposito (NDM Bahia)

-01 Navio Desembarque de Carros de Combate (NDCC Alte Saboia)

-02 Navios de Escolta

-01 Navio Patrulha

-01 Navio de Apoio Oceânico 

-03 Embarcações de Desembarque

Força Aeronaval

-05 aeronaves de asas rotativas.


GBN Defense: Ao longo do ano são realizados diversos adestramentos com a FFE, e a Aderex-anfibio é parte deste planejamento anual, o Comandante poderia nos falar um pouco sobre esse calendário e sua importância para o aprestamento de nossas tropas?

CMG (FN) Max: O calendário operativo da FFE tem por objetivo preparar de forma gradativa e crescente o grau de aprestamento das Unidades Operativas da FFE. 

O exercício Aderex -Anfibio é uma parcela importante desse calendário, o que possibilita aumentar ainda mais o grau de integração entre nossas Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, contribuído sobremaneira para o incremento de nosso Conjugado Anfíbio. E na sequência deste exercício, virão outros com maior grau de complexidade.

GBN Defense: Quais as próximas manobras previstas no calendário de exercícios de 2022?

CMG (FN) Max: Nossos próximos exercícios serão a "Operação Formosa". Maior operação realizada no Planalto Central, com aproximadamente 3 mil militares, cerca de 500 militares a mais que o mobilizado em 2021. E o Exercício Multinacional "Unitas 2022".

GBN Defense: Muito Obrigado Comandante por nos apoiar em mais uma missão e desejamos sucesso a nossa FFE, e estaremos presentes em Formosa cobrindo mais uma vez esse importante exercício. Adsumus!



Nós do GBN Defense iremos acompanhar a "Operação Formosa" e com certeza você leitor receberá um conteúdo completo dos desafios e irá conhecer de perto a realidade de uma operação expedicionária com nossos Fuzileiros Navais, pois como diz nosso lema: "A informação começa aqui", lembrando que nosso site é integrante da ABRADEF, agência de notícias que reúne um seleto grupo de mídias especializadas em defesa, com a finalidade de lhe proporcionar o melhor e mais completo conteúdo.


GBN Defense - A informação começa aqui

Imagens: Welter Mesquita - AeroDefesa Naval

                  Marinha do Brasil


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger