quinta-feira, 14 de julho de 2022

Guarda Costeira dos EUA pede maior frota de quebra-gelos para competir no Ártico



A capacidade de quebra-gelo da Guarda Costeira dos EUA deve crescer para combater as atividades russas e chinesas no Ártico, disse o comandante do serviço a parlamentares nesta quinta-feira (14).

O gelo polar diminui constantemente nas últimas décadas, abrindo potenciais novas rotas comerciais que podem ligar a Ásia, a América do Norte e a Europa.

Durante uma audiência com o painel de transporte e segurança marítima do Comitê de Segurança Interna da Câmara, a Almirante Linda Fagan enfatizou a necessidade de construir uma frota de quebra-gelos capaz de manter uma forte presença na região do Ártico.

“Somos uma nação do Ártico”, disse Fagan. “Conseguir a capacidade de criar uma presença duradoura no Ártico, nas águas do Alasca, é absolutamente uma prioridade.”

A produção dos primeiros quebra-gelo de segurança polar começou este ano. O construtor naval VT Halter Maritime está fabricando o primeiro PSC sob um contrato de preço fixo, com conclusão prevista para 2025.

A Guarda Costeira receberá três quebra-gelos pesados, seguidos por três quebra-gelos médios. A Guarda Costeira solicitou 167,2 milhões de dólares no orçamento fiscal de 2023 para dar continuidade a construção dos navios, enquanto também buscava 30,1 milhões para operar um quebra-gelo comercialmente disponível enquanto aguarda a entrega dos novos navios.

Nos últimos anos, os EUA incorreram em um déficit gritante comparado as outras potências do Ártico, como a Rússia. A Rússia agora tem mais de 40 quebra-gelos ativos, incluindo cerca de 10 variantes movidos a energia nuclear, de acordo com o Escritório de Políticas Hidroviárias e Oceânicas da Guarda Costeira dos EUA.

Os EUA operam dois quebra-gelos – o pesado Polar Star e o médio Healy. Essa diferença de capacidade, argumentou Fagan, deixa claro “por que é tão crítico” fechar a lacuna nas capacidades de quebra-gelo.

Por sua vez, a China em 2018 se declarou uma “potência quase ártica” em seu documento de política do Ártico, com foco em reforçar a segurança energética enquanto Pequim trabalha para tirar sua economia do carvão .

“Como a China opera em todo o mundo, a presença e o acesso, acredito, é do interesse deles, e é por isso que se torna tão importante para nós, como nação do Ártico, ter uma presença nas águas do Ártico para garantir nossa própria soberania nacional.”, disse Fagan.

À medida que o planeta se aquece, uma Guarda Costeira mais equipada terá que enfrentar os problemas crescentes, disse a deputada Bonnie Watson Coleman, DN.J., que preside o subcomitê da Câmara.

“Um cenário geopolítico em constante mudança e novos desafios com as mudanças climáticas significam que a Guarda Costeira nunca foi tão essencial para a segurança nacional dos Estados Unidos”, acrescentou.


Fonte: Defense News

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger