quarta-feira, 16 de junho de 2021

O exército alemão não consegue lidar com um possível ataque de drones


exército alemão está mal equipado para se defender contra um possível ataque de drones, ameaças que estão se tornando cada vez mais complexos a cada dia, disse um think tank com sede na Alemanha após uma análise do mercado internacional de VANTS e o papel que os drones desempenharam no conflito de Nagorno-Karabakh no ano passado.

"Para colocar de forma muito drástica, se o Bundeswehr tivesse que lutar contra o Azerbaijão neste conflito específico, dificilmente teria uma chance", disse o tenente-coronel Michael Karl, um especialista em guerra moderna e novas tecnologias do Instituto Alemão de Defesa e Estudos Estratégicos (GIDS).

"Com os sistemas de armas usados, como drones de reconhecimento e drones kamikaze, não teríamos sido capazes de nos defender adequadamente. A falta de defesa aérea do exército por si só teria sido nossa ruína", acrescentou.

No ano passado, o Azerbaijão recuperou partes do disputado território de Nagorno-Karabakh graças aos drones produzidos pela Turquia e Israel.

O Azerbaijão usou o "Bayraktar TB-2" da Turquia e o "Hermes 900" israelense em seu conflito com a Armênia, o que deu uma grande vantagem com a superioridade aérea.

Para sobreviver a um conflito moderno, o Bundeswehr precisa de tecnologias que a Alemanha basicamente possui, mas que não são usadas nas forças armadas, disse o especialista, como sistemas de Jammer ou recursos de interferência.

Karl disse que os chamados drones descartáveis, ou drones kamikaze, que são armados com explosivos e usados ​​para rastrear e atacar alvos, representam um desenvolvimento novo e mais pérfido na tecnologia de drones.

Ele também alertou que a tecnologia para transformar um drone comercial em drone de combate está amplamente disponível, inclusive para terroristas.

“Não se trata apenas de proteger nossos militares dos drones, mas também de proteger a população civil”, acrescentou.

Entrando inicialmente no inventário das Forças Armadas Turcas (TSK) em 2014 como um veículo aéreo não tripulado (UAV), o Bayraktar TB-2 foi então integrado com munição, tornando-se um UCAV.

Produzido com 93% das peças fabricadas na Turquia, um total de 160 TB-2 está nos estoques de quatro países atualmente, que são Turquia, Ucrânia , Azerbaijão e Catar.

O Bayraktar TB2, que continuou a ser operado no campo, representou uma virada no jogo, como também apelidado por vários especialistas internacionaiso. Especialistas em defesa apontam que o sucesso da Turquia em operações de contra-terrorismo em um tempo menor do que o esperado e com menos baixas se deve ao emprego expressivo de drones.


GBN Defense - A informação começa aqui

com agências de notícias

Share this article :

1 comentários:

  1. Acho interessante o fato da Alemanha não aumentar tanto o seu gasto com armamento mesmo com a pressão dos EUA. Tão pouco nego a necessidade de gasto com tecnologia de drones, pois estes se mostraram eficazes no combate contra blindados. Ótima matéria.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger